sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Guia Eleitoral: Propostas, suspensão, retratação e direito de resposta

A segunda semana da veiculação do Horário Eleitoral gratuito no rádio em Campo Alegre começou apresentou ingredientes para esquentar ainda mais a disputa.

Logo na segunda-feira foi retirado do ar o programa da Coligação “Amor e compromisso por Campo Alegre”, por determinação do Juiz da 47ª Zona eleitoral. Já na quarta-feira foi ao ar a retratação do candidato Dijalma Sampaio (PMN) pedindo que nada venha atrapalhar os atos de campanha da candidata Pauline Pereira (PSDB).

Neste mesmo dia também foi ao ar também o direito de resposta da coligação “União de todos por Campo Alegre”, direito conquistado na justiça em resposta a ofensa quando um evento realizado pela candidata Pauline Pereira no dia 18 de agosto foi mencionado no programa do adversário de forma diferente da realidade.

Propostas

No programa da candidata Pauline Pereira foram apresentadas propostas para as áreas da saúde e assistência social, fazendo uma apresentação dos programas e ações que vem dando certo nos municípios de Junqueiro e Teotônio Vilela e que são metas de governo para serem implantados em Campo Alegre. O programa apresentou ainda o apoio do senador Benedito de Lira e do deputado Joãozinho Pereira a candidatura de Pauline.

O programa de Dijalma Sampaio que foi ao ar apenas na quarta-feira e sexta-feira alegando um Plano de Governo transparente apresentou propostas para a saúde, cultura, esporte, segurança, saúde e educação.

O programa do candidato Genaldo Gama (PSOL) foi o mesmo da semana anterior e o candidato Edmilson Vieira (PTC) não enviou o programa por mais uma semana.


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Neste sábado 1º CAMPEONATO DE FREESTEP EM CAMPO ALEGRE

Campo Alegre será palco neste sábado dia 1º de setembro do Campeonato de Freestep.

Saiba mais: o Free Step, que em português significa “Passos Livres”, é uma dança que consiste em deslizar sobre o chão fazendo movimentos com as pernas e as mãos, sob batidas de música eletrônica.

LOCAL: CLUB AJOCAM
HORA: 13:00h
ENTRADA: R$ 5,00 (ANTECIPADO)

Org.: NewBoyz Freestep 
INDIVIDUAIS A VENDA COM: Jullius Cesar, Deen Albert, Jamerson Lopes, Flávio Amorim e Carlos Henrique

Informe SEMED: Educação inclusiva

Com o Tema:“Conscientizando para Inclusão” a Secretaria Municipal de Educação dá inicio a mais uma etapa da Formação Continuada de Professores em Educação Inclusiva.

Com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho em cada espaço educativo no município valorizando as diferenças sociais, culturais, físicas e emocionais que atendam às necessidades educacionais de cada aluno a Secretaria Municipal de Educação dá início a mais uma etapa da Formação Continuada de Professores que foi lançada no ano de 2007 envolvendo todas as escolas municipais, estaduais e particulares, as demais Secretarias, Igrejas, Associações, Pais e Comunidade em geral. Este ano a abertura contou as presenças da Secretária de Educação, Professora Nadja Azevedo, A Diretora de Ensino Professora Rosemere Vieira, Sheila Érika Ferro, Assistente Social do CREAS, Fabrisia Ferro Psicóloga da Casa de Passagem , Gerardo Fortes, Psicológo do CRÁS e a Especialista em Educação Inclusiva a Professora Cícera Lima, representando todos os professores da área. A palestra foi ministrada pela Coordenadora Pedagógica Gilvânia da Paz Especialista em Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação.

Incluir, aceitar e respeitar as pessoas com deficiência é uma prática que precisa ser lapidada, proporcionando as pessoas com necessidades especiais além do acesso e permanência na escola, a comunicação, a aprendizagem e a elevação da autoestima.

Vale ressaltar que a Lei 7.853/89 que dispõe sobre o apoio as pessoas portadoras de deficiência e sua integração social, veio para assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais destas pessoas e sua integração social. Muitos avanços já foram observados a exemplo da mudança no comportamento dos pais que antes resistia em matricular os filhos com deficiência, aulas em contra turno na sala de recursos, participação em eventos, melhoria na comunicação dentre outras situações que comprovam a eficiência da inclusão nos espaços educativos.

Hoje a rede atende setenta e seis alunos nas diversas deficiências e conta com  professores especialistas no atendimento a este público tão especial.

A referida formação acontece em Luziápolis e em Campo Alegre, com uma carga horária de sessenta horas, abordando as diversas formas de inclusão; dando ênfase as deficiências: auditiva, visual e intelectual.
A Secretária Municipal de Educação Nádja Maria da Silva Azevedo, vem dando total apoio na melhoria das condições da trabalho, na adequação e ampliação dos espaços educacionais para atender estas modalidades.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Jogador Campoalegrense Thalison agradou em sua estréia no ASA

Depois de vários jogos ficando como opção no banco de reservas no time do ASA, finalmente surgiu uma oportunidade para o campoalegrense Thalisson que na noite desta terça-feira 28, teve a missão de ser titular na lateral esquerda do ASA, e o jogador fez uma boa partida agradando a torcida, diretoria e comissão técnica do ASA.

O técnico do ASA Nedo Xavier destacou a personalidade o estreante Thalisson, que teve a difícil missão de substituir o titular Chiquinho Baiano. “Ele atuou com personalidade, mesmo diante da pressão do jogo. Jogou muito bem e tenho certeza que o ASA ganhou um grande atleta para o futuro”, afirmou o treinador.

Feliz e emocionado, assim se mostrou o atleta Thalisson. “Muito bom estrear com uma vitória maiúscula como essa. Vou trabalhar para ter novas oportunidades e quando o treinador precisar estarei à disposição”, disse.

Festa do brega: Galã do Brega e Brega Light em Campo Alegre

Tá chegando o dia do evento que será realizado no dia 08 de setembro no Clube ARCAL

Um ano após ter tocado pela primeira vez em Campo Alegre, o cantor de brega sensação do momento – Galã do Brega, volta a se apresentar na cidade carinho, e desta feita o evento contará com participação da banda Brega Light.

Os ingressos já estão sendo vendidos ao preço de 13 reais nos seguintes pontos de vendas: JR Bebidas, Passaporte Big Lanche, Lan House Campo Alegre Net e Barraca do Disso.

O evento é uma realização Raw Produçõees e Lucas Vicente.

Prepare-se que vai ser “Uma Farra”.

Em Campo Alegre a Educação Municipal já atingiu meta prevista para 2019 no IDEB


Índice registrou queda mas mesmo assim superou metas

De acordo com o resultado do IDEB divulgado pelo Ministério da Educação, Campo Alegre aponta uma das mais evoluídas educação pública no Estado. A cada dois anos é realizada a Avaliação Nacional denominado IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), sendo este o principal termômetro da qualidade do ensino público no país. O IDEB é calculado a partir da média de proficiência em Língua  Portuguesa e Matemática dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio avaliados na Prova Brasil somada à taxa de aprovação. Cada escola tem uma meta e recebe uma nota, levando em conta o rendimento escolar e as notas obtidas pelos alunos na Prova Brasil. Ao criar o IDEB, o INEP estabeleceu metas de qualidade que devem ser atingidas pelo país, pelos estados, municípios e pelas escolas. Assim, levando em conta a realidade de cada local, cada instância deve evoluir de forma a contribuir para que o Brasil atinja a média 60 em 2021, que é o patamar dos países mais desenvolvidos.

Em 2005 em Campo Alegre o índice foi apenas de 2.3, em 2007 de 3.2, em 2009 foi de 4.0 e em 2011 atingimos 4.4, superando a meta prevista para o ano de 2019. Nosso fluxo é razoável atingindo 0.85 e Proficiência adequada de 5.19. São 42% acima da meta, representando uma marcante revolução na educação pública municipal com evidência na base que são os anos iniciais. Diante dos resultados em 2011, o município mantém posição privilegiada mediante os 102 municípios alagoanos.

A Secretária de Educação Professora Nádja Maria da Silva Azevedo, com foco na melhoria da qualidade do ensino junto à gestão municipal, apostou em investimentos de alta tecnologia como lousa digital, frequência digital, som ambiente, climatização e etc. Além de atividades de contra turno escolar, construção de duas escolas, uma creche e mais três creches em fase de licitação, Salário do professor referência no estado, informatização de todas as escolas municipais,  além de outras providências, dão conta de que a educação é prioridade no município nesta gestão, dando melhores condições de trabalho e elevando a autoestima do aluno.

Por Assessoria

Mais sobre o IDEB de Campo Alegre

Acessando o link abaixo veja todos os dados sobre o IDEB nas escolas em Campo Alegre

IDEB AQUI

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Campanha eleitoral se acentua e candidatos intensificam busca pelo voto

Nos últimos dias os candidatos aumentaram o ritmo de suas campanhas nas ruas, com a realização de caminhadas, visitas domiciliares e comícios. O povo saindo nas com as cores dos seus candidatos preferidos como forma de demonstração de apoio aos seus candidatos.

Mar azul: Caminhada em Luziápolis reúne milhares de pessoas que votam em Pauline Pereira

Multidão assiste comício de Pauline em Luziápolis
No ultimo sábado 25, o Distrito de Luziápolis recebeu a grande caminhada da candidata Pauline Pereira (PSDB) e James Matias vice-prefeito, onde milhares de pessoas foram às ruas da localidade que demonstra apoio sólido a campanha da candidata.

Mesmo com algumas dificuldades por conta das ruas esburacadas da comunidade e de muita lama em alguns locais, a caminhada percorreu diversas ruas, e no final foi realizado um comício com apresentação de propostas e idéias para governar Campo Alegre e Luziápolis.


Várias lideranças políticas de Campo Alegre e da região estiveram no evento político, como o deputado Joãozinho Pereira e Dudu Holanda, além dos candidatos a vereador das coligações União de todos por Campo Alegre 1, 2 e 3.

Onda vermelha: Coligação de Dijalma Sampaio realizou caminhada em Campo Alegre
Seguidores de Dijalma foram às ruas vestindo vermelho
Neste domingo 26, em Campo Alegre foi à vez da caminhada do candidato a prefeito Dijama Sampaio (PMN) e seu vice-prefeito Zé Luiz da Santa Maria. A caminhada que teve início no centro da cidade e reuniu milhares de pessoas que vestindo a cor vermelho, caminharam ao lado do candidato e das lideranças que apoiam sua candidatura, a exemplo do prefeito Maurício Tenório que caminhou em apoio a Dijalma em sua sucessão.

Após a Caminhada foi realizado um comício no centro da cidade, com exposição de ideias e propostas de governo da candidatura.

Cartório Eleitoral trabalha de domingo a domingo visando eleições

O Cartório da 47ª zona eleitoral que corresponde ao município de Campo Alegre está funcionando durante o período de campanha eleitoral de domingo a domingo para atender a demanda dos processos de candidaturas e outras providências das eleições do próximo dia 07 de outubro.

Registros de candidaturas, programação de eventos das campanhas eleitorais, fiscalização das propagandas dos candidatos são algumas das tarefas feitas pelos competentes profissionais que trabalham no cartório.

Também no cartório eleitoral é organizada toda estrutura para o dia das eleições, como distribuição dos locais de votação e as pessoas que trabalharão a serviço da justiça eleitoral. 

Urnas eletrônicas já em Campo Alegre

As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de outubro já encontram-se no Fórum de Campo Alegre. No município ao todo são 66 seções de votação, porém foram destinadas 73 urnas eletrônicas para a cidade para que se necessário houver necessidade de substituição de alguma urna por eventuais problemas já exista urnas a disposição dos responsáveis pela realização da eleição. 

Locais de votação

Por conta das reformas das escolas estaduais em Campo Alegre, já ficou definido os novos locais de votação, sendo todos os eleitores que votavam na Escola Estadual Dom Constantino passando a votarem na Creche Virgem dos Pobres, já os eleitores que votavam na Escola Estadual João Fernandes Vieira passando a votar na Escola Municipal João Paulo II.

O restante do eleitorado continua votando nos mesmos locais das eleições anteriores.

Em breve publicaremos aqui com mais detalhes todos os locais de votação.

Justiça suspende programa de Dijalma Sampaio do guia eleitoral

O juiz da 47ª zona eleitoral de Campo Alegre Dr. Mauro Baldini em decisão no ultimo sábado 25 de agosto, suspendeu o programa do candidato Dijalma Sampaio do Guia Eleitoral que na foi aos ar na ultima segunda-feira 27, atendendo processo impetrado pela coligação União de Todos por Campo Alegre onde a coligação alegou ofensa quando um evento realizado pela candidata Pauline Pereira no dia 18 de agosto foi mencionado no programa do adversário de forma diferente da realidade.

Além da suspensão do programa também será veiculada uma retratação do candidato Dijalma Sampaio sob pena de multa caso não seja cumprida, como também foi decidido o direito de resposta para Pauline Pereira por dois minutos dentro do horário destinado a coligação Amor e compromisso por Campo Alegre.

sábado, 25 de agosto de 2012

Usina Porto Rico é multada R$ 4 milhões pelo MPT

Usineiro descumpriu TAC que obrigava indústria a pagar horas extras e a respeitar jornada de trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) propôs duas ações de execução na Vara do Trabalho de Arapiraca contra a Usina Porto Rico, localizada no município de Campo Alegre, por descumprir Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Com a ação, o MPT requer que a indústria pague uma multa de R$ 4.084.665,68.

Em 2008, várias empresas do setor sucroalcooleiro em Alagoas assinaram um TAC com o MPT visando melhorar as condições de trabalho, especialmente dos cortadores de cana. Umas das cláusulas do acordo determinava que as empresas deveriam firmar acordos coletivos de trabalho com os respectivos sindicatos, prevendo um número fixo de horas in itinere, dentro dos critérios de proporcionalidade e razoabilidade, para remuneração do trabalhador.

As horas in itinere representam o tempo gasto no deslocamento para a prestação de serviço em transporte fornecido pelo empregador até os locais de difícil acesso e que não tenham transporte público.

Segundo o procurador do Trabalho Alexandre Magno, subscritor das ações de execução, a própria empresa afirmou que o deslocamento do trabalhador até a frente de trabalho poderia demorar até 40 minutos, enquanto a mesma pagava apenas 15 minutos por percurso.

“Em acordo firmado em 2010, a usina ajustou, a título de pagamento pelas horas in itinere, a escandalosa aferição de cinco minutos por percurso, sem fixação da base de cálculo. Diante da atuação do MPT, questionando tal acordo, foi realizado novo ajuste com a fixação de 15 minutos por percurso, porém com a base de cálculo reduzida (piso da categoria, e não o salário hora devido a cada empregado), o que acaba resultando, na prática, em pagamento inferior ao firmado no acordo coletivo anterior, uma vez que o salário da categoria é significativamente inferior ao salário mínimo”, destacou o procurador.

Em 2009, a Usina Porto Rico também firmou TAC com o MPT assumindo o compromisso de respeitar a jornada de oito horas diárias e 44 horas semanais, computando também as horas in itinere na jornada de trabalho dos empregados.

Em inspeção realizada pelo MPT na Fazenda São José, sede da usina, foi constatado que os trabalhadores rurais são submetidos a jornadas excessivas. Em um dos cartões de ponto de um empregado foi verificado um registro de jornada de trabalho diário de 15 horas.

Segundo o procurador, a irregularidade que mais chamou a atenção diz respeito à jornada de trabalho, que totaliza, sem as horas in itinere, 55 horas semanais. “Somando-se às horas in itinere, chega-se à absurda jornada de 12 horas diárias e 72 horas semanais, com apenas 40 minutos diários de intervalo intrajornada”, ressaltou.

Multas

Os valores das multas tiveram como base o número de empregados da usina, que é de 3.132 trabalhadores. Por cada trabalhador prejudicado a empresa pagará multa no valor de 600 reais, chegando ao total de R$ 1.879.200,00, referente ao descumprimento da computação das horas efetivamente gastas no deslocamento até os locais de trabalho. Essa ação ainda requer que seja inserido nos acordos coletivos, firmados com os sindicatos, o quantitativo de uma hora referente às horas in itinere, com base na média apurada em sentenças proferidas em reclamações trabalhistas propostas contra a usina.

Por submeter seus empregados a jornadas de trabalho excessivas, a segunda ação de execução requer o pagamento de R$ 2.205.465,68 em que corresponde ao valor total da multa, de R$ 1.879.200,00, acrescido de atualização pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) a partir da data de assinatura do TAC.

Esses valores serão revertidos em benefício de alguma entidade socioassistencial, ou para financiar campanhas publicitárias ou educativas em temas referentes à legitimidade do MPT.

Outro lado

A assessoria jurídica da Usina Porto Rico ainda não se manifestou sobre a decisção, mas deve contestá-la. Situada na Fazenda São José no município de Campo Alegre, a Industrial Porto Rico S/A foi fundada em 1973, pelo empresário Olival Tenório Costa. Com um crescimento progressivo, logo atingiu um lugar de destaque entre as maiores empresas sucro-alcooleiras da região nordeste. Possui hoje uma área de 27.000 ha., sendo 19.000 ha. de área cultivada com cana-de-açúcar e o restante com pecuária e reflorestamentos.

A Usina Porto Rico é a principal fonte geradora de renda do município de Campo Alegre, e uma das mais importantes indústrias de Alagoas, atualmente produz açúcar tipo VHP, álcool anidro carburante e álcool hidratado carburante, atendendo ao mercado interno e exportação.
 
 
Por Ascom do MPT/AL

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Guia Eleitoral: programas dos candidatos vão ao ar todos os dias em duas audições

Na primeira semana Pauline focou nas propostas para a saúde, Dijalma Sampaio destacou sua naturalidade

Teve início na ultima terça-feira 21, a propaganda eleitoral gratuita no rádio, com a veiculação do horário destinado aos candidatos das 7:00 às 7:30 da m,anhá e das 12:00 às 12:30 tarde.

Os programas das segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras são reservados para os candidatos a majoritária (prefeito e vice-prefeito). Já as terças, quintas e sábado os programas são das coligações proporcionais (vereadores).

Nessa primeira semana os programas da candidata a prefeita Pauline Pereira (PSDB), focou ações do seu plano de governo, com destaque para a saúde, mostrando como é administrada a saúde em Junqueiro e Teotônio Vilela, a candidata assumiu por meio do rádio o compromisso em melhorar a saúde de Campo Alegre. “Nosso programa será sempre propositivo, com propostas de governo, e sem nenhum tipo de provocação”, disse o marqueteiro da candidata.

Já o programa do candidato Dijalma Sampaio (PMN), enfatizou a naturalidade do candidato que mesmo não sendo filho natural de Campo Alegre reside na cidade desde os 07 anos e disse que todos o conhece, porém ainda não apresentou propostas.

O candidato Genaldo Gama (PSOL) também expôs suas idéias no rádio. Já o candidato Edmilson Vieira (PTC), não enviou seu programa nessa primeira semana.

Na proporcional apenas as coligações União de todos pro Campo Alegre 1, 2 e 3, e o PSOL enviaram seus programas.

Escola Dom Constantino ganha novas cores mesmo com salas descobertas

Operário colocando uma placa do Governo Estadual
Confesso que ainda não entendi o que está acontecendo com a reforma ad Escola Estadual Dom Constantino Luers, nunca tinha visto uma obra começar pelo lado de fora, pois é isto que vem sendo visto naquela instituição.

Com todas as salas de aula ainda descoberta, sem sequer ter as madeiras sobre as paredes, a Escola está tendo sua frente pintada ganhando novas cores, e o fato chama atenção de todos que passam em frente ao prédio.

Será uma forma de maquiar o descaso de mais de um ano de abandono da instituição?

Inconteste: Domicílio eleitoral de Pauline Pereira teve aprovação em todas as instancias

Desde que teve início uma batalha judicial para tentar barrar a homologação do domicílio eleitoral da agora candidata a prefeita por Campo Alegre Pauline Pereira (PSDB), que os advogados de ambas as partes trabalharam de acordo com seus interesses.

Porém o resultado dos tribunais todos foram favoráveis a Pauline, que teve resultado favoráveis por duas vezes em primeira instância na Comarca de Campo Alegre, e também teve resultado favorável pela homologação por 6 x 0 no Tribunal Regional Eleitoral – TRE– AL.

O deferimento favorável foi baseado na propriedade de um imóvel que Pauline tem em Campo Alegre em Campo Alegre. E não no aluguel de uma casa como foi contestado pelos recorrentes.

SEMED: Novamente servidores da educação receberão o 13º salário antecipado

A exemplo do ano passado quando a Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre antecipo o 13º salário dos servidores, este ano a SEMED novamente lançou propostas entre os funcionários da pasta em forma de pesquisa onde os funcionários ad educação terão o poder de escolher o mês que quer receber o décimo terceiro salário deste do ano corrente.

Entre as opções os servidores podem escolher entre a primeira quinzena de setembro até a ultima quinzena doa no. Conversando com alguns servidores e a grande maioria destaca que o quanto antes melhor.

MPT executa multa de mais 4 milhões reais contra a Usina Porto Rico

O Ministério Público do Trabalho (MPT) propôs duas ações de execução na Vara do Trabalho de Arapiraca contra a Usina Porto Rico, localizada no município de Campo Alegre, por descumprir Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Com a ação, o MPT requer que a indústria pague uma multa de R$ 4.084.665,68.

Em 2008, várias empresas do setor sucroalcooleiro em Alagoas assinaram um TAC com o MPT visando melhorar as condições de trabalho, especialmente dos cortadores de cana. Umas das cláusulas do acordo determinava que as empresas deveriam firmar acordos coletivos de trabalho com os respectivos sindicatos, prevendo um número fixo de horas in itinere, dentro dos critérios de proporcionalidade e razoabilidade, para remuneração do trabalhador.

As horas in itinere representam o tempo gasto no deslocamento para a prestação de serviço em transporte fornecido pelo empregador até os locais de difícil acesso e que não tenham transporte público.
Segundo o procurador do Trabalho Alexandre Magno, subscritor das ações de execução, a própria empresa afirmou que o deslocamento do trabalhador até a frente de trabalho poderia demorar até 40 minutos, enquanto a mesma pagava apenas 15 minutos por percurso.

“Em acordo firmado em 2010, a usina ajustou, a título de pagamento pelas horas in itinere, a escandalosa aferição de cinco minutos por percurso, sem fixação da base de cálculo. Diante da atuação do MPT, questionando tal acordo, foi realizado novo ajuste com a fixação de 15 minutos por percurso, porém com a base de cálculo reduzida (piso da categoria, e não o salário hora devido a cada empregado), o que acaba resultando, na prática, em pagamento inferior ao firmado no acordo coletivo anterior, uma vez que o salário da categoria é significativamente inferior ao salário mínimo”, destacou o procurador.

Em 2009, a Usina Porto Rico também firmou TAC com o MPT assumindo o compromisso de respeitar a jornada de oito horas diárias e 44 horas semanais, computando também as horas in itinere na jornada de trabalho dos empregados.

Em inspeção realizada pelo MPT na Fazenda São José, sede da usina, foi constatado que os trabalhadores rurais são submetidos a jornadas excessivas. Em um dos cartões de ponto de um empregado foi verificado um registro de jornada de trabalho diário de 15 horas.
Segundo o procurador, a irregularidade que mais chamou a atenção diz respeito à jornada de trabalho, que totaliza, sem as horas in itinere, 55 horas semanais. “Somando-se às horas in itinere, chega-se à absurda jornada de 12 horas diárias e 72 horas semanais, com apenas 40 minutos diários de intervalo intrajornada”, ressaltou.

Multas

Os valores das multas tiveram como base o número de empregados da usina, que é de 3.132 trabalhadores. Por cada trabalhador prejudicado a empresa pagará multa no valor de 600 reais, chegando ao total de R$ 1.879.200,00, referente ao descumprimento da computação das horas efetivamente gastas no deslocamento até os locais de trabalho. Essa ação ainda requer que seja inserido nos acordos coletivos, firmados com os sindicatos, o quantitativo de uma hora referente às horas in itinere, com base na média apurada em sentenças proferidas em reclamações trabalhistas propostas contra a usina.

Por submeter seus empregados a jornadas de trabalho excessivas, a segunda ação de execução requer o pagamento de R$ 2.205.465,68 em que corresponde ao valor total da multa, de R$ 1.879.200,00, acrescido de atualização pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) a partir da data de assinatura do TAC.

Esses valores serão revertidos em benefício de alguma entidade socioassistencial, ou para financiar campanhas publicitárias ou educativas em temas referentes à legitimidade do MPT.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Nosso compromisso é com a informação

Para alguns desinformados de plantão, este blog não tomou partido político, o blogueiro sim, pois como um cidadão comum em um pais democrático temos a liberdade de fazer nossas escolhas. Sobre o blog todo e qualquer veículo de imprensa pode publicar sim movimento político de qualquer que seja a coligação, desde que sejam informados das agendas, dos eventos ou de qualquer que seja a realização do candidato, o que não se pode é fazer propaganda política e isso este blog não faz, nem tão pouco vai permitir comentários mesquinhos de ofensa pessoal a ambos os candidatos como vem acontecendo, comentários estes que partem de pessoas que não tem o mínimo de respeito com o próximo, e mantemos a postura de não liberar nenhum comentário.

Vale lembrar que o blog fez cobertura de ambas às convenções, registrou as candidaturas também de todos os lados.

A postura deste blog sempre será a mesma, afinal o blog nunca teve nem terá apadrinhamento político de ninguém. Nunca agradou a todos e tenho certeza que nunca vai agradar, pois isso nunca foi o nosso objetivo, pois sabemos que no exercício da função sempre deixa alguém insatisfeito.

Ultimamente por conta de compromissos pessoais e profissionais até deixamos de publicar alguns fatos do nosso quotidiano, porém assim que as coisas se normalizarem voltaremos aos nossos posts diários.

Sem mais, continuo agradecendo a todos pela assiduidade e pelas constantes visitas que só vem aumentando nosso número de acessos a cada dia, e justamente pela credibilidade de nosso trabalho que tais questionamentos surgem. Continuamos com nosso COMPROMISSO COM A INFORMAÇÃO.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Obrigado ao amigo Fernando Murta pelo post sobre este blogueiro

O companheiro renomado radialista Fernando Murta postou em seu blog um post sobre mim, e aqui externo meus sinceros agradecimentos ao caro colega de profissão pelo reconhecimento de nosso trabalho.

Leia abaixo o post sobre este blogueiro / radialista.

Renovação no rádio alagoano


domingo, 19 de agosto de 2012

Campanha Eleitoral: 1° grande ato de campanha de Pauline Pereira parou Campo Alegre

O povo foi as ruas caminhar com a candidata Pauline e sua coligação
Multidão durante o comício na praça do Cruzeiro
A cidade de Campo Alegre vivenciou na tarde deste sábado  18, um dos maiores eventos político de sua história, este que foi o 1° grande ato da campanha eleitoral da candidata Pauline Pereira (PSDB) e dos vereadores de sua coligação, marcando assim o início dos eventos da campanha.

Concentração
Lado a lado com o irmão deputado Joãozinho Pereira, do senador Benedito de Lira, dos ex-prefeitos Álvaro Guimarães, Jorge Matias, dos vereadores de sua coligação e com todas as lideranças que apóiam a candidatura. A candidata recebeu o carinho das pessoas por todas as ruas por onde passou a grande caminhada.

No final da caminhada foi realizado um grande comício na praça do cruzeiro, onde as pessoas assistiram os discursos dos candidatos.

Milhas de pessoas de Campo Alegre e Luziápolis invadiram as ruas de Campo Alegre, com muita animação e acreditando nas propostas de governo da coligação.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Flagrante: “Santinhos” dos candidatos fazem a festa da garotada

Uma cena bastante comum no período de campanha foi flagrada por nossa lente na manhã desta sexta-feira 17. No período da manhã em uma Escola da Rede Municipal justamente no momento do intervalo, passava em frente à instituição um grupo de cabos eleitorais fazendo campanha para uma candidata a vereadora.

Os alunos ao perceberem que se tratava de campanha correram para o portão pedir os famosos “santinhos” para suas coleções. E não é que eles foram atendidos!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

III grande Cavalgada dos vaqueiros apaixonados agitou Chã da Imbira

Chegada dos cavaleiros ao Povoado Chã da Imbira

A terceira edição da grande “CAVALGADA DOS VAQUEIROS APAIXONADOS”, realizada pelo grupo Medeiros, aconteceu neste domingo 12 de agosto e teve a participação de vários cavaleiros e amazonas da região que desfilaram no percurso que saiu do povoado Coroa de Areia em Junqueiro até o Povoado Chã da Imbira em Campo Alegre.

Durante todo o trajeto os cavaleiros seguiram ao som do Trio Elétrico pressão passando pelo centro de Campo Alegre chamando a atenção da população que assistiu a passagem dos participantes.

Na chegada ao povoado Chã da Imbira os cavaleiros e demais participantes se deliciaram com uma deliciosa feijoada e churrasco oferecido pela organização do evento.

A festa contou com shows das bandas Cobra Criada e Aforrozada que animou o grande público presente.

O evento realizado pela família Medeiros contou com apoio do ex-prefeito Álvaro Guimarães, do deputado Joãozinho Pereira que estiveram no evento, além de outros colaboradores.

sábado, 11 de agosto de 2012

Definidos os horários de cada coligação para o Guia Eleitoral que começa dia 21

A propaganda eleitoral gratuita terá um papel muito importante nas eleições atuais em todo país, não sendo diferente em Campo Alegre. Por conta disso as coligações estão focadas na preparação do programas que servirão como exposição de suas propostas e idéias de governo no sentido de convencer o eleitorado na luta pelo voto.

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira 10, com os representantes das coligações, ficaram definidos os tempos de cada coligação de acordo com os critérios determinados pelo TSE.

Na majoritária cada coligação tem 1/3 do tempo de forma direta, ou seja, 2 minutos e 30 segundos, o tempo restante é distribuído pelo número de representantes na Câmara Federal. Com isso os tempos ficaram da seguinte forma:

36 - Partido Trabalhista Cristão Prefeito - 02' 32'' 38 
COLIGAÇÃO UNIÃO DE TODOS POR CAMPO ALEGRE Prefeito - 17' 34'' 76
COLIGAÇÃO AMOR E COMPROMISSO POR CAMPO Prefeito - 07' 15'' 71

50 - Partido Socialismo e Liberdade Prefeito - 02' 37'' 14

Já na proporcional a divisão é diferente e o número de coligações maior, a divisão é feita com 1/4 do tempo para cada coligação, ou seja, 1 minuto e 25 segundos, e o restante do tempo também segue a determinação do TSE, também pela representatividade na Câmara Federal.

Confira os tempos das coligações proporcionais:

36 - Partido Trabalhista Cristão - 01' 28'' 09
COLIGAÇÃO AMOR E COMPROMISSO POR CAMPO ALEGRE II - 02' 08'' 57
50 - Partido Socialismo e Liberdade - 01' 32'' 85
COLIGAÇÃO AMOR E COMPROMISSO POR CAMPO ALEGRE I - 05' 28'' 57
COLIGAÇÃO UNIÃO DE TODOS POR CAMPO ALEGRE 2 - 06' 35'' 23
COLIGAÇÃO UNIAO DE TODOS POR CAMPO ALEGRE 1 - 09' 57'' 61
COLIGAÇÃO UNIÃO DE TODOS POR CAMPO ALEGRE 3 - 02' 49'' 04

A propaganda eleitoral gratuita terá início no dia 21 de agosto, e será veiculada pela Rádio comunitária Campo Alegre FM nos horários das 07:00 às 07:30 da manhã e das 12:00 às 12:30 (meio dia), sendo segunda-feira, quarta-feira e sexta feira os programas da majoritária (candidatos a prefeito), terça-feira, quinta-feira e sábado , programas da proporcional, (candidatos a vereadores).

Ouçam as propostas, e votem consciente.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cavaleiros e amazonas estão convidados para a III Cavalgada dos vaqueiros apaixonados

O povoado Chã da Imbira estará em festa neste domingo dia 12 de agosto, com a realização da III edição da Cavalgada dos Vaqueiros apaixonados do Povoado Chã da Imbira. Toda vaqueirama, cavaleiros e amazonas da região e estão convocados para fazer a festança,  que contará com show em dose dupla com as bandas A FORROZADA e COBRA CRIADA.

A concentração e saída acontecerá do Povoado Chapéu de sol e o percurso passará pelo Povoado Pimenteira, centro de Campo Alegre, Povoado Belo Horizonte, Fazenda Mineiro até chegar a grande recepção no povoado Chã da Imbira.

“estamos otimistas, as edições anteriores foram excelentes e tenho certeza que essa será ainda melhor” disse Edvaldo Medeiros, um dos realizadores.

O evento é realizado pela família Medeiros e conta com apoio do ex-prefeito Álvaro Guimarães, do deputado Joãozinho Pereira e de outras autoridades e amigos da região.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Campoalegrense Israel Souza Concorre a Prêmio Literário Internacional

O agente cultural e professor campoalegrenseIsrael Souza, 22, está concorrendo ao Prêmio Leya 2012, prêmio de literatura produzido por uma das maiores editoras internacionais em ascensão do momento.

O prêmio Leya de Literatura busca promover eincentivara escrita revelandoautores talentosos no mundo inteiro.Tem por objetivo incentivar a produção de obras originais de escritores de língua portuguesa, e destina-se a galardoar uma obra inédita de ficção literária, na área do romance, que não tenha sido premiada em nenhum outro concurso.

Depois de temporadas no exterior e experiências com área cultural dentro e fora do país, o professor dedicou dois anos à escrita da obra que hoje tem a possibilidade de publicação através da edição do prêmio Leya 2012.

A obra que tem pouco mais de 145 laudas, cerca de 220 páginas aborda questões que ainda não podem ser divulgadas em função da exclusividade doedital da premiação. Contudo, Israel Souza adianta que a temática é polêmica e multifacetada. “Trata-se de uma obra pautada em experiências comuns, sensíveis, na qual busquei preservar a naturalidade das coisas que habitualmente as pessoas não conseguem observar; visualizei o que há de mais intenso em mim, bebi de fontes sentimentais para aflorar e esgotar minha passionalidade em virtude do existencial”, explica o autor.

Radicado na cidade de Maceió, Israel Souza, nasceu em Arapiraca e criou-se na cidade de Campo Alegre, cidades Alagoanas. Atualmente desenvolve atividades educacionais/culturais nas intuições UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e SEMED – Maceió (Secretaria Municipal de Educação de Maceió). Apesar da pouca idade, Israel Souza já tem uma trajetória artística longa, tendo participado de programas de TV, escolas e companhias profissionais de dança do cenário artístico Alagoano como o Ballet Eliana Cavalcanti e bailarino convidado de espetáculos como o da escola da professora Noemi Loureiro, atual coordenadora do curso de Licenciatura em Dança da UFAL.

Em uma das perguntas feitas em nossa entrevista o professor explica que nunca pensou em tornar-se um escritor, mas desde cedo foi incentivado por professores que acreditavam existir um grande potencial criativo na escrita do autor. “Minha professora de português chamada Jidelma me selecionou na oitava série do ensino fundamental para participar de um concurso literárioem nível de Brasil quando morava em Campo alegre. Através do concurso Viagem Nestlé pela literatura descobri autores como Carlos Drummond de Andrade e Guilherme de Almeida. Depois de conhecê-los minha vida não foi mais a mesma”. Agora o autor aguarda o resultado dos dez finalistas que serão divulgados pela sede da editora Leya em Portugal para saber quem será o contemplado a publicar e se tornar a mais nova celebridade internacional.

Poluição sonora: Carros de som de políticos não respeitam limites permitidos

Escolas, igrejas e outros estabelecimentos já reclamam dos sonidos

As campanhas políticas começam a ganhar ritmo nas ruas e com isso algumas situações acabam incomodando de certa forma algumas pessoas das cidades.

Em Campo Alegre mesmo com as determinações de limites de volume e os locais em que devem ser respeitados pelos condutores, na prática os carros de som com os jingles e mensagens dos candidatos continuam passando em locais como frente de escolas, igrejas e outros locais que devem ser respeitados os limites determinados.

A legislação eleitoral prevê a possibilidade de instalação de amplificadores de som e alto-falantes do início da propaganda eleitoral até a véspera da eleição, das 8 às 22 horas, nos comitês e, também, nos carros de som, desde que seja observado o limite do volume sonoro, sendo proibido transitar com esses veículos em distância inferior a 200 metros:

a) das sedes das Prefeituras, das Câmaras Municipais, do Fórum, dos quartéis militares, dos hospitais, em qualquer horário;

b) das escolas, bibliotecas, igrejas e teatros, quando em funcionamento.

Em caso de descumprimento, responde o infrator, conforme o caso, pelo emprego de processo de propaganda vedada e pelo abuso de poder.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Guia Eleitoral será debatido em reunião no Forum de Campo Alegre

Propaganda Eleitoral gratuita começa no próximo dia 21 de agosto

O Juiz da 47ª Zona Eleitoral que corresponde ao município de Campo Alegre, Dr Mauro Baldini convocou por meio de edital os representantes de coligações e da rádio Comunitária Local para uma reunião para tratar da Propaganda Eleitoral Gratuita a ser veiculada na emissora.

Confira abaixo o edital

_______________________________________________
EDITAL N.º 84/2012
O Excelentíssimo Senhor Mauro Baldini, Juiz da 47ª Zona Eleitoral, no uso de suas atribuições legais e considerando as disposições insculpidas no art. 37 da Resolução TSE n° 23.370/2011.

TORNA PÚBLICO, aos representantes dos partidos políticos e coligações que concorrerão nas eleições de outubro próximo, bem como os responsáveis pela rádio comunitária local, que o sorteio para definição da ordem de veiculação da propaganda no horário eleitoral gratuito será realizado no dia 10 de agosto de 2012, às 13 (treze) horas, no Auditório do Fórum de Campo Alegre, localizado na Avenida Governador Divaldo Suruagy, 284, Centro, neste município.

E, para conhecimento dos interessados, expediu-se o presente edital, que será publicado no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral em Alagoas e afixado no mural deste Cartório, em local de costume. Dado e passado nesta cidade de Campo Alegre aos seis dias do mês de agosto do ano de dois mil e doze. Eu, ________ José Sali Soares, Chefe do Cartório, digitei e conferi.

Mauro Baldini
Juiz Eleitoral

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CPF pode ser pedido via internet sem custos para quem tem título de eleitor

A emissão do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) agora é gratuita e pode ser feita pela internet para quem tem Título de Eleitor e até 25 anos de idade. O sistema começou a funcionar nesta quinta-feira, 2 de agosto.
 
Os interessados devem preencher uma ficha no site da Receita Federal do Brasil (RFB) e o número de CPF será gerado imediatamente, a não ser que o sistema identifique alguma inconsistência nos dados informados. Após isso, o cidadão deve imprimir o comprovante de inscrição ou anotar o número. Se o contribuinte esquecer, terá de ir a uma unidade da Receita para recuperar.
A facilidade deve ser estendida também a quem não tem Título de Eleitor. Por enquanto, há essa restrição porque era necessário um banco de dados nacional para as conferências das informações do solicitante.

Os meios já disponíveis para obter o CPF continuam funcionando. Ele pode ser solicitado nas agências dos Correios, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, por R$ 5,70. Há redes conveniadas nos Estados que fazem o serviço de graça. Elas estão listadas no site da Receita.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Desabamento de sala de aula em escola do Estado completa um e alunos protestam pela reforma

Alunos nas ruas protestando contra o descado do Governo
Escola estadual encontra-se fechada e com obras de reforma paralisadas

Centenas de alunos da Escola Estadual Dom Constatino Luers localizada no município de Campo Alegre, foram às ruas nesta sexta-feira 03, em protesto para lembrar um ano do desabamento de uma das salas de aula da referida escola. O desabamento aconteceu no dia 04 de agosto de 2011 durante o período de aulas noturno, deixando vários alunos feridos.

Com faixas de protesto, apitaço e aos gritos de “queremos estudar”, os alunos percorreram as principais ruas da cidade chamando atenção da população e das autoridades locais para tentar pressionar o Governo do Estado em busca de soluções para a reforma da escola, pois a instituição é a única que oferece o ensino médio no município.

O movimento realizado pelos alunos tem o nome “Alunos sem teto”, com o lema “Sorrir faz parte da vida, estudar também”.

O desabamento dessa sala de aula trouxe à tona as precárias condições do prédio que foi totalmente interditado, e de lá pra cá a reforma chegou a ser iniciada mas as obras foram paralisadas e não saiu do papel.

Além da Escola Dom Constatino, a outra escola estadual em Campo Alegre, a João Fernandes Vieira também encontra-se interditada para reforma, e os alunos também sofrem estudando em salas de aulas emprestadas pela rede municipal.

Alguns professores também participaram do movimento, como a professora Eluzenita que disse estar triste no momento de sua aposentadoria das salas de aulas e ver a escola nessa situação.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Número de candidatos a vereador aumentou de novo, agora são 145 candidaturas registradas

O número de pedidos de registro de candidaturas ao cargo de vereador por Campo Alegre continua aumentando, na ultima atualização do portal do TSE o número passou de 134 para 145 registros de candidaturas, porém algumas já renunciadas e outras indeferidas.


Candidaturas indeferidas

Ciço Rico (PDT), Murilo Oliveira (PMN),  Arquelino (PC do B) entrou com recurso, Amaurido Chagas (PMDB), Dailson (PC do B), Júnior Acústico (PSDB) e Júnior Romão (PMDB).

Pedidos de renuncia

André Carneiro (PTN), Daniel Tenório (PMDB) e Terezinha Paiva (PSC).

Parte das demais candidaturas já foram deferidas e o restante aguarda julgamento.

Campo Alegre em 6º lugar em registro de candidaturas

Maceió - 514 candidaturas
Palmeira dos Indios – 175 candidaturas
Arapiraca – 165 candidaturas
Marechal Deodoro – 158 candidaturas
União do Palmares – 148 candidaturas
Campo Alegre – 145 candidaturas
Rio Largo – 136 candidaturas
Penedo – 132 candidaturas
São Luiz do Quintude – 130 candidaturas
Santana do Ipanema – 116 candidaturas

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Blogueiro Neilton Ferreira sofre acidente de moto, mas felizmente passa bem

O amigo blogueiro Neilton Ferreira sofreu por volta das 11 horas e 30 minutos da manhã desta quarta-feira, uma queda de moto no centro de Campo Alegre. Segundo testemunhas Neilton que pilotava uma moto Honda BIZ, aos desviar de uma criança que atravessava a rua perdeu o controle da moto e veio a cair.

Após passar cerca de 20 minutos desacordado em via pública em baixo de chuva aguardando o burocrático atendimento do SAMU, o companheiro amigo Neilton Ferreira recebeu os primeiros atendimentos e foi levado para a Unidade de Emergência do Agreste em Arapiraca.

As ultimas informações dão conta de que ele está bem, já acordou e recebe atendimento médico.