domingo, 31 de março de 2013

Alunos da Escola Hildebrando emocionam espectadores no espetáculo da Paixão de Cristo

O grupo de teatro formado por estudantes da Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães apresentaram na noite da ultima quarta-feira 27 de Março, mais uma vez com muito brilhantismo o espetáculo teatral da Paixão de Cristo.

O evento foi realizado no pátio externo da referida escola, com grande presença de publico e nas cenas foi apresentado os últimos momentos da vida de Jesus Cristo e sua ressurreição.
Entre as cenas apresentadas no espetáculo, destaque para a última ceia, crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo, além de alguns milagres.

O espetáculo com elenco formado por alunos da escola, emocionou a professores, pais de alunos e visitantes que assistiram à peça.

A prefeita Pauline Pereira esteve prestigiando a encenação e também ficou muito feliz com a bela apresentação da paixão, morte e ressurreição de Jesus. A Prefeitura Municipal de Campo Alegre por meio das Secretariarias de Educação e de Cultura deram apoio e suporte para a realização. 

Os atores globais Mônica Carvalho e Renato Góes visitaram a escola minutos antes do espetáculo.










sábado, 30 de março de 2013

Alunos da rede Municipal receberam ovos de páscoa

Em clima de animação e alegria alunos da rede municipal de Campo Alegre foram presenteados com ovos de páscoa. A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.

Uma das instituições contempladas foi a Escola de Tempo Integral Helenilda Correia que organizou na ultima quarta- feira dia 27, uma grande festa para comemorar a páscoa com os alunos que estudam naquela instituição.

A Páscoa foi comemorada em grande estilo e ornamentada as dependências  do estabelecimento de ensino, além disso, apresentações teatrais, flauta doce, coral e danças diversificadas, fizeram a alegria do alunado.
“Com a entrega dos ovos nós conseguimos proporcionar um momento de muita alegria para as nossas crianças, porque além de dar acesso à educação, também cabe ao Poder Público proporcionar esses momentos prazerosos aos estudantes”, destacou a secretária de Educação Neide Granja.

Os chocolates foram oferecidos para todos os alunos da educação infantil e ensino Fundamental I, do 1° ao 5° ano.


quinta-feira, 28 de março de 2013

Prefeitura de Campo Alegre realiza distribuição de peixes para Semana Santa

Além dos pescados foram distribuídos arroz e leite de côco

A Prefeitura de Campo Alegre por meio da Integração de todas as Secretarias Municipais, montou um cronograma especial e um método prático para a entrega do peixe da Semana Santa para todos os campoalegrenses.

A distribuição começou na madrugada desta quarta-feira (27), em vários pontos de apoio na cidade e nos povoados e contou a participação de servidores de diversas secretarias municipais.
Na cidade a distribuição aconteceu nos seguintes locais: Igreja de São Francisco, Padaria Municipal e Secretaria da Mulher, teve ainda um ponto de distribuição em cada comunidade: Distrito de Luziápolis, Belo Horizonte, Povoado Mineiro, Povoado Chã da Imbira, Vila Operária da Usina Porto Rico e Povoado Pimenteira.

As fichas para a distribuição dos kits foram entregues em todos os domicílios do município, e as pessoas se dirigiram a um dos pontos de apoio para receberam os pescados.

Além dos pescados foram distribuídos toneladas de arroz e leite de côco. “Nunca na história de Campo Alegre houve uma distribuição tão ampla e bem organizada, atendendo a toda população do município”, destacou o secretário municipal de administração José Antônio Ferreira.

A distribuição dos kits da semana santa é feita atendendo a Lei Municipal 625/2012 de dezembro de 2012.








Grupo de idosos de Campo Alegre participou de viagem à Nova Jerusalém Pernambuco

A prefeita Pauline Pereira participou da viagem com o grupo da terceira idade

Na ultima terça-feira 26 de março, um grupo formado por vários idosos de Campo Alegre denominado “Grupo da terceira idade”, seguiram viagem com destino a Nova Jerusalém no Estado de Pernambuco onde lá assistiram o espetáculo da Paixão de Cristo no maior teatro ao céu aberto do mundo.
A viagem contou com total apoio da Prefeitura Municipal de campo Alegre por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Direito a Cidadania, e Secretaria Municipal da mulher, Juventude e do Idoso.

“A cidade de Campo Alegre ganhou destaque pela impecável organização das caravanas onde sob a orientação do Promotor Dr.Anderson que participou da organização, equipes de apoio, medico cardiologista, enfermeira, todos participantes com camisetas padronizadas, crachás e várias placas indicando onde o grupo estava reunido”, destacou a professora aposentada Eluzenita Chagas que também participou da viagem.

A prefeita Pauline Pereira, o promotor de justiça de Campo Alegre Dr. Andresson Charles, a secretária da mulher, juventude e do idoso Jane Meire Matias, e o vereador Abelardo Rodrigues também participaram da viagem com o grupo da terceira idade.

Pauline destacou como muito satisfatório vê o semblante de alegria de cada um dos participantes da viagem.
Durante a viagem os participantes também conheceram o Pólo de Caruaru e no percurso aconteceram sorteios de vários brindes.



Prefeita Pauline Pereira participou de reunião sobre a implantação do Programa Amigo Trabalhador

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira participou na manhã desta quarta-feira (27.03.13) de uma reunião realizada na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), onde foi discutida a implantação do Programa Amigo Trabalhador, uma de suas bandeiras de luta com o objetivo de adotar medidas de combate aos efeitos do desemprego sazonal decorrente da entressafra e do processo de mecanização da cana-de-açúcar, trazendo geração de renda e melhoria da qualidade de vida para a parcela da população afetada.

“A implantação do Amigo Trabalhador é um grande avanço para nosso Estado, porque temos cercda de 60 mil trabalhadores que hoje sobrevivem do setor sucroalcooleiro e muito deles sofrem no período da entressafra, por falta de trabalho e de capacitação. Tenho certeza que o governo do Estado vai atender a essa classe de trabalhadores em breve, possibilitando melhores condições de vida e dando a oportunidade de eles pensarem no futuro”, ressaltou Pereira, que definiu a reunião como proveitosa. “A realização dessa iniciativa é uma conquista. Eu tenho muita satisfação de fazer parte do desenvolvimento do Amigo Trabalhador e de poder presenciar a sua implantação, que em breve será uma realidade. Os trabalhadores do setor canavieiro terão, enfim, uma ação de impacto no seu segmento”, declarou.

O projeto piloto é inspirado no Programa Chapéu de Palha, aplicado no estado de Pernambuco. Assim como ele, o Amigo Trabalhador tem como base a capacitação do setor produtivo e o auxílio financeiro para os trabalhadores. Em Alagoas, esse valor é de R$ 520. Segundo o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, o recorte atual atende ao trabalhador sazonal, inicialmente, por questões prioritárias.

“O nosso escopo atual vai atender 10 mil trabalhadores do corte de cana-de-açúcar, porque o Estado entende que essa é uma questão de caráter de urgência. A mecanização das usinas tem feito com que esses trabalhadores integrem as estatísticas de desemprego, e o pior de tudo, sem qualificação alguma”, explicou.

Keylle Lima ainda afirmou que a prioridade é ofertar a esses trabalhadores uma oportunidade para que não fiquem fora do mercado de trabalho e possam se desenvolver a ponto de não necessitarem mais do aporte financeiro que será disponibilizado no Programa.

Posteriormente, o intuito é que o projeto alcance outros tipos de trabalhadores. “É importante salientar que esse é um projeto em desenvolvimento, nada é iniciado em grandes proporções, até porque precisamos mensurar todo o resultado dessa primeira fase para, só então, fazer as adequações devidas. Hoje o Chapéu de Palha já está bastante estruturado, atende outras parcelas, como pescadores, e o nosso objetivo é alcançar esse patamar”, enfatizou a diretora de Micro e Pequenos Negócios da Seplande, Pauline Reis.

O recorte escolhido para esse início vai atender aos municípios de Campo Alegre, Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Marechal Deodoro, Penedo, Roteiro, Teotônio Vilela, São Miguel dos Campos e Piaçabuçu. Depois de um estudo, a região Sul se mostrou em situação crítica, em relação a outros estados produtores do Norte.

“Atualmente, o Sul apresenta uma mecanização crescente de suas usinas. Consequentemente, o desemprego nessa área é maior, agravado pela falta de qualificação. Acreditamos que o projeto pode se estabelecer melhor nessa área, beneficiando trabalhadores que se encontram sem oportunidades”, enfatizou Keylle.

Durante a reunião, os secretários de Assistência Social dos onze municípios puderam entender todo o funcionamento do Programa, já que a pasta será um dos principais parceiros do Governo na sua operacionalização em cada localidade. “Eles serão os principais interlocutores no nosso dia a dia, saberão das principais dúvidas dos trabalhadores, assim como nós, da coordenação do Amigo Trabalhador. O sucesso da inserção do Programa depende dessa sinergia”, garante Pauline Reis.

Nos próximos dias, um mapeamento será realizado, mediante contato da coordenação do Programa com cada município. Essa fase vai identificar pontos estratégicos para realização de cadastros e mobilização local.

Também participaram do evento os vereadores de Campo Alegre, Kelly Guimarães, Jeane Nascimento, Jura, Severino Mariano, Abelardo e Piu Spettus, além dos secretários municipais, Isys Roberta (Assistência Social e Direito a Cidadania), Alvinho Guimarães (Esportes e Lazer), Francisco Joaquim (Indústria e Comércio) e Leonardo Monteiro (Agricultura e Meio Ambiente).

quarta-feira, 27 de março de 2013

Prefeita Pauline Pereira toma posse como presidente da Junta Militar de Campo Alegre

A posse aconteceu na 20ª Circunscrição de Serviços Militares em Maceió

A Prefeita de Campo Alegre Pauline pereira (PSDB), tomou posse, nesta semana, como presidente da Junta Militar do município.
A solenidade aconteceu na 20ª Circunscrição de Serviços Militares, no Centro de Maceió, contou com apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e reuniu diversas autoridades municipais, religiosas e militares.

No juramento à bandeira, os prefeitos declaram “contribuir com o exercício da cidadania e o engrandecimento da pátria”. Serão eles os responsáveis para manter e auxiliar o funcionamento das juntas nos seus municípios. Após o juramento, os prefeitos se dirigiram aos responsáveis pelas quatro delegacias que dividem as Juntas Militares no Estado e assinaram o termo de posse.

A prefeita Pauline Pereira ao ser empossada presidente da Junta confirmou o compromisso da administração pública de Campo Alegre em direcionar esforços para o exercício da cidadania no município.
 
Junta de Serviço Militar

A Junta de Serviço Militar é responsável por uma série de serviços e atendimento que são oferecidos especialmente aos jovens que procuram se alistar. Entre outros serviços oferecidos pela junta, além do alistamento, está a emissão do certificado de dispensa dos serviços militares. O alistamento é obrigatório para os jovens que completam 18 anos de idade.


terça-feira, 26 de março de 2013

Cursos Profissionalizantes em parceria com o PRONATEC


Prefeitura de Campo Alegre em parceria com o INCRA realiza mutirão de emissão de documentos

Centenas de pessoas já realizaram a emissão de carteiras de trabalho, RG e CPF

A Prefeitura de Campo Alegre está promovendo durante os dias 26, 27 e 28 de março, um mutirão de emissão de novos documentos no município. Nos dias 26 e 27 as emissões acontecem na sede do município e no dia 28 no Distrito de Luziápolis.

As emissões fazem parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural que é coordenado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária INCRA e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). No mutirão, os serviços ofertados são expedição de carteira de identidade, CPF, carteira profissional.

O Incra e o MDA, coordenadores do programa, recebem o apoio de outros órgãos federais e estaduais, como o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), o Instituto de Identificação do Estado e a superintendência do INSS, e a Prefeitura Municipal de Campo Alegre.
Os atendimentos acontecem na sede da Secretaria Municipal da Mulher, Juventude e do Idoso em uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. A Secretária de Assistência Social Isys Roberta acompanha todas as emissões.

De acordo coma coordenação do mutirão, a meta é atender 200 pessoas por dia, ou seja, a emissão de 200 identidades, 200 CPFs e 200 Carteiras de trabalho por dia.





Prefeita Pauline Pereira participou de encontro promovido pelo SEBRAE

No evento foi assinado o convênio do Sebrae-AL para aplicação da Lei Complementar 123/2006

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Ensino profissionalizante, Francisco Joaquim, participaram nesta segunda-feira 25 de Março do encontro promovido pelo SEBRAE que teve como tema “Por que as micro e pequenas empresas são importantes para os municípios”.

No evento foi assinado um convênio entre o Tribunal de Contas de Alagoas, representado pelo seu presidente, conselheiro Cícero Amélio da Silva, pelo diretor do SEBRAE-AL, Marcos Vieira, contou com o apoio do presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), Marcelo Beltrão essas entidades vão garantir a aplicação da Lei Complementar 123/2006, que “estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”, especialmente no que se refere, entre outras coisas “à preferência nas aquisições de bens e serviços pelos Poderes Públicos”.
 
O encontro promovido pelo Sebrae trouxe temas para discussão como “Por que as micro e pequenas empresas são importantes para os municípios?”, e “O papel do Tribunal de Contas no desenvolvimento regional”.

De acordo com o superintendente Marcos Vieira ,os pequenos negócios criam inclusão produtiva porque contribuem para fixar as pessoas nas cidades e fazer a circulação dos recursos. Ele anunciou que 101 municípios já aderiram a Lei Geral, 43 já implantaram a sala do empreendedor e que muitos estão incluindo as pequenas empresas nas compra governamentais.

O superintendente do Sebrae também foi enfático ao dizer que reconhece as dificuldades com as quedas do FPM e de ajuda do Estado e, a exemplo do vice-governador José Thomás Nonô, defendeu a necessidade de melhor distribuição do bolo tributário nacional.

Inovar com o estímulo aos pequenos e microempresários pode ser a grande saída a curto prazo para as cidades. Além das palestras, o encontro conta com o Ministério do Planejamento apresentando o SICONV, que é o sistema de convênios do Governo Federal, através do qual os recursos da União são transferidos aos municípios, sendo uma forma de captação de recursos para as cidades alagoanas.

Em recente encontro em Brasília promovido pela Atricon e o IRB, foi relatado que menos de 20 por cento dos municípios brasileiros observam a legislação, especialmente em compras governamentais. Por isso, o documento assinado vai garantir a observância da Lei Complementar, que será fiscalizado rigorosamente pelo TCE/AL, segundo garantiu o seu presidente Cícero Amélio. Os presidentes da AMA e da Uveal prometeram cooperar com esse trabalho através da conscientização de seus associados, considerando que a medida vai fortalecer e fazer surgir novas microempresas e empresas de pequeno porte em seus municípios.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Comunidade católica de Luziápolis realizou procissão no domingo de Ramos

A comunidade católica do Distrito de Luziápolis participou neste domingo 24 de março, da belíssima procissão do domingo Ramos. O evento religioso foi organizado pelo pároco do Distrito padre Genival, percorrendo algumas ruas da comunidade e finalizada na igreja de Santa Luzia com a celebração da Santa Missa.
"O que é o Domingo de Ramos?”

Resposta: Domingo de Ramos é o dia em que celebramos a "entrada triunfal" de Jesus em Jerusalém, exatamente uma semana antes da sua ressurreição (Mateus 21:1-11).


Feira Livre acontecerá no domingo de páscoa por conta da semana santa

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Campo Alegre está informando a todos os comerciantes, comerciários e feirantes do município e da região que a feira livre desta semana acontecerá no domingo 31 de Março por conta da Sexta-feira da Paixão.

O motivo principal é devido ao abate de animais para comercialização que aconteceria na sexta-feira.
Na próxima semana a feira livre volta acontecer normalmente no sábado.

domingo, 24 de março de 2013

Ex-prefeito está usando tornozeleira eletrônica

Por Blog do Ricardo Mota no TNH1

Os juízes da 17ª Vara Criminal da Capital decidiram, ainda na sexta-feira passada, conceder a liberdade ao ex-prefeito de Campo Alegre, Maurício Tenório.

Ele, no entanto, passou a usar a tornozeleira eletrônica, o que significa que continua sendo monitorado.

A decisão, há de se ressaltar, foi tomada antes da concessão do salvo-conduto à ex-prefeita de Piranhas, Melina Freitas, de autoria do desembargador Fernando Tourinho.

Mesmo fora da prisão – onde passou um dia – Maurício Tenório continuará respondendo pela acusação de desvio de recursos da prefeitura de Campo Alegre.

Aliás, como todos os demais investigados pelo Gecoc, que também foram beneficiados pelas decisões do Tribunal de Justiça.

Os integrantes do grupo do MP acreditam que a suposta quadrilha continua atuando e/ou oferecendo os seus préstimos aos novos/velhos dirigentes públicos municipais.

Ou seja: o Gecoc está aprofundando as investigações, e é possível que novos nomes venham à tona.

sábado, 23 de março de 2013

Prefeitura de Campo Alegre realizou inauguração da pavimentação do Povoado Chã da Imbira

No mesmo ato solene o governo municipal entregou a nova frota de veículos do município para servir a população

Neste sábado dia 23 de março de 2013foi um dia histórico para toda comunidade do Povoado Chã da Imbira, no município de Campo Alegre. A Prefeitura Municipal realizou a inauguração da pavimentação asfáltica das principais ruas do povoado, realizando um sonho antigo dos moradores da localidade que fica as margens da Rodovia AL 220.

O momento foi histórico e emocionante, onde os moradores e todos os presentes na solenidade testemunharam um marco no desenvolvimento do povoado e do município. Ao todo foram realizados 1.500 metros que equivale a um quilometro e meio de extensão de pavimentação asfáltica, obra realizada com recursos próprios do município.

No uso da palavra os três vereadores da comunidade, Abelardo Rodrigues, G Correia e Piu Spettus, se mostraram agradecidos com o governo municipal que em tempo recorde realizou tão importante obra para o povoado. “Não tenho outra palavra a dizer em nome desse povo a não ser muito obrigado prefeita Pauline Pereira”, disse o vereador Abelardo Rodrigues.

O deputado estadual Joãozinho Pereira, que destacou a competência da prefeita Pauline Pereira e a dedicação que ele vem trabalhando e realizando em tão pouco tempo benefícios para a cidade de Campo Alegre. O deputado disse que o que faz a diferença em Campo Alegre é porque a prefeita Pauline Pereira cuida do povo, cuida das pessoas com carinho como se fossem seus filhos. Na oportunidade o deputado Joãozinho pereira anunciou a viabilização da construção da rodovia ligando Campo Alegre a BR 101, denominada “Caminhos da Integração”. O deputado destacou que os recursos já estão garantidos.

O senador Benedito de Lira enalteceu a união de forças políticas das ultimas eleições em prol do município de Campo Alegre, e por isso o município hoje está nos trilhos do desenvolvimento. O senador destacou o competente trabalho que a prefeita Pauline Pereira vem fazendo em menos de três meses de governo.

A prefeita Pauline Pereira agradeceu a parceria com o deputado Joãozinho, com o senador Benedito de Lira e o empenho da equipe de governo para em tempo recorde entregar a obra para a população. A prefeita fez questão de destacar que foi na comunidade do Povoado Chã da Imbira onde ela começou sua caminhada política e onde fez grandes amizades.  A prefeita destacou ainda que futuramente o Povoado passará a contar com uma Agência dos Correios para atendera  comunidade.

Na solenidade a prefeita Pauline Pereira e o secretário municipal de transportes Josenildo Barbosa, realizaram as entregas de 10 novos veículos, 02 Doblos, 03 Pick-up Strada, 03 ambulâncias e 02 ônibus. As chaves dos novos veículos foram entregues aos representantes das secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Saúde, Administração e Infraestrutura.

Estiveram na solenidade os vereadores, Abelardo Rodrigues, G. Correia, Piu Spettus, Jeane Santos, Severino Mariano, Alan do Lucinho, Testão, Benedito Roberto, Miolo, Zé Braz, Arquelino Cezar e o presidente da Câmara, vereador Jura. Também prestigiaram o evento todos os secretários do município, o vice-prefeito James Matias, os ex-prefeitos Álvaro Guimarães e Jorge Matias, o prefeito de Junqueiro Fernando Pereira e outras lideranças do município.
Após a inauguração foi oferecido um almoço para toda comunidade presente.