quinta-feira, 24 de julho de 2014

Município de Campo Alegre realizou Fórum municipal Pró Selo UNICEF

O evento é uma etapa obrigatória Pró Selo Unicef e representa mais um passo do município para o reconhecimento de Município Aprovado Amigo da Criança

Representantes de vários segmentos da sociedade campo-alegrense participaram nesta quinta-feira 24, do 1° Fórum Comunitário Pró Selo Unicef 2013-2016, desenvolvido para estimular as políticas públicas que garantem os direitos das crianças e adolescentes. O evento foi realizado no Centro Social de Campo Alegre CESCA, e foi coordenado pela articuladora do Selo Unicef no município Janaina Matias e pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente José Ednaldo Cavalcante.

“Este é um momento em que o Poder Público e a Sociedade Civil têm a oportunidade de se empenhar com os serviços de atenção à criança e ao adolescente em nosso município, para que em breve possamos alcançar grandes resultados”, declarou a articuladora do Selo Unicef no município Janaina Matias.

O Fórum contou com uma palestra ministrada pelo assessor do Conselho Municipal da Criança e do adolescente e do Programa Amigo de Valor diagnóstico Wellington Vasconcelos, que palestrou sobre a metodologia do selo.

O presidente do CMDCA, Ednaldo Cavalcante, apresentou o diagnostico o diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, e logo em seguida o seminário contou com a realização dos trabalhos em grupos divididos em 06 eixos temáticos, onde foram formuladas propostas para serem implantadas no município como medidas para diminuir a mortandade infantil e materna, reduzir as desigualdades sociais, entre outras.

Durante o Fórum foi apresentada a comissão interssetorial Pró Selo Unicef edição 2013-2016. Comissão responsável pelas ações desenvolvidas no município dentro da política do programa.

O Fórum contou com as participações de vereadores, secretários municipais, representantes de associações comunitárias, igrejas, conselhos tutelares, Conselho Municipal de Educação, Conselho da Alimentação Escolar, entre outros segmentos da sociedade, além da participação de adolescentes.

Ainda no evento a secretária de Saúde Nadja Apolinário assinou a Portaria n° 001 de 24 de Julho de 23014, que dispõe sobre a regulamentação das atividades de Enfermagem: Prescrição de medicamentos e Solicitação de exames que compõem o elenco dos Programas de Saúde Pública no município.
Também aconteceu uma apresentação cultural dos alunos da Escola de Tempo Integral Helenilda Correia de Araújo.

O município de Campo Alegre foi um dos primeiros municípios alagoanos que concorrem ao selo a realizar o Fórum que é uma das ações obrigatórias, ou seja, o município que não realizá-la dentro do prazo estabelecido deixa de participar desta edição do Selo. O resultado com a divulgação do município contemplado pelo certificado só sairá no final de 2016.

O que é o selo UNICEF?

O selo UNICEF é uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes. O UNICEF promove o desenvolvimento de capacidades de diversos fatores para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos; monitora e avalia o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais; certifica e reconhece os esforços de municípios que alcançam os maiores avanços na melhoria da vida da infância e adolescência.




Nenhum comentário: