sexta-feira, 18 de julho de 2014

Campo Alegre realizou Seminário Intermunicipal sobre Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC

Evento teve a participação de educadores dos municípios de Campo Alegre, Junqueiro e Teotônio Vilela

Com uma proposta de integrar os municípios vizinhos por meio de ações educacionais, as Prefeituras de Campo Alegre, Junqueiro e Teotônio Vilela, por meio de suas Secretarias de Educação realizaram o lançamento da edição 2014 da formação continuada de professores alfabetizadores pelo PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC, com a palestra “Alfabetização: distúrbios de aprendizagem ou equívocos de encaminhamento metodológico”, tendo como palestrante a Professora Sandra Bozza que é professora de Língua Portuguesa e, além de linguista e cientista social na área da educação, estuda com afinco a Psicologia do Desenvolvimento Humano, renomada profissional que há mais de 37 anos se dedica ao magistério.

Este evento foi realizado no Centro Social de Campo Alegre, reunindo um público 450 pessoas, entre professores alfabetizadores, coordenadores e diretores escolares, além dos representantes do poder executivo e legislativo.

Em sua fala, Sandra Bozza utlizou-se de muitos conceitos da linguística, como também referenciou o PNAIC como uma ação de muita qualidade, principalmente pelo material ofertado para os estudos em formação continuada de professores, ressaltou a importância do processo de alfabetização ser desenvolvido a partir do texto, pois só assim os alunos terão capacidade crítica diante fatos, opiniões e estudos que vierem a realizar.

A Secretária de Educação do município de Campo Alegre, Neide Granja, destacou que o momento é bastante relevante para todos tratar de um assunto de extrema importância que é a alfabetização das crianças até os oito anos de idade ao fim do 3º ano do Ensino Fundamental.

Ainda em sua fala, a secretária frisou que é um sonho, mas que em breve,espera que se torne uma realidade, com a força, a dedicação e o compromisso de todo o grupo de professores, diretores e coordenadores dos três municípios (Campo Alegre, Junqueiro e Teotônio) e principalmente com o apoio incondicional dos gestores das três cidades.

A prefeita Pauline Pereira que prestigiou o evento do início ao fim, falou da importância de alfabetizar todas as crianças na idade certa, na oportunidade, falou também dos investimentos que vem sendo feito em sua administração na área de educação, a respeito da construção de Creches. Segundo a prefeita, a implantação dessas creches no município ajuda a estimular todos os aspectos do desenvolvimento infantil.

Pauline Pereira, ressaltou em sua fala o quanto é significativo para o município ter as crianças alfabetizadas logo nos primeiros anos do ensino fundamental, como também o quanto valoriza a educação infantil, pois quando assumiu a gestão deste município ampliou a oferta em Creches e Pré-escola em tempo integral de 126 (2012) matrículas para mais de 900 matrículas em 2014. “Estamos fazendo um investimento grande em Creches que servem como base de ensino para nossas crianças”, destacou a prefeita.

Em 2014, a duração do curso de formação continuada de professores será de 160 horas, objetivando o aprofundamento e a ampliação das temáticas tratadas em 2013, contemplando também o foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, mas com ênfase em Matemática e a partir deste ano a organização logística e pedagógica do PNAIC em Alagoas passa a ser responsabilidade da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

As Secretarias de Educação Josineide Granja, Estela Celina e Noêmia Pereira citaram o PNAIC como a ação mais importante de uma secretaria de educação, pois valoriza o trabalho do professor através da oferta de formação continuada e reafirma o compromisso que todos os envolvidos com a educação escolar tem: de alfabetizar todas as crianças, até no máximo, os oito anos de idade.

Presentes ao evento estiveram a prefeita Pauline Pereira, as secretárias de Educação Maria Josineide Granja (Campo Alegre), Estela Celina Barbosa (Junqueiro) e Noêmia Pereira (Teotônio Vilela), também presente o Secretário de Administração Antônio Ferreira (Toinho), do Procurador do município Dr. José Maria Filho, o Presidente da Câmara Municipal, vereador José Correia (Jura), e os vereadores: Gilberto Correia, Alan do Lucinho, Kellyn Rafaella e Jeane Santos, além do público alvo do evento que foram diretores, coordenadores e os professores alfabetizadores dos três municípios envolvidos.

Entenda o que é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

O Pacto consiste em uma ação promovida pelo Governo Federal mediante acordo firmado com estados, municípios e entidades, com a finalidade de enfrentar um dos maiores desafios da educação no Brasil. Esta meta é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao fim do 3º ano do Ensino Fundamental.


 

Nenhum comentário: