sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Prefeitura de Campo Alegre investe em medicamentos para a população na gestão de Pauline Pereira

Assistência farmacêutica de Campo Alegre é qualificada na gestão de Pauline Pereira

O pleno funcionamento de todas as unidades de saúde do município com médicos atendendo a população tem sido uma das marcas da gestão da prefeita Pauline Pereira em Campo Alegre. Outra grande conquista para os campo-alegrenses é a disponibilização de medicamentos em todas as farmácias das unidades de município. O estoque da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) abastece de forma imediata a todos os postos de saúde de Campo Alegre.

O Serviço de Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Campo Alegre tem como missão prestar assistência farmacêutica de qualidade aos usuários e profissionais de saúde da rede pública. Hoje o serviço conta com uma equipe multiprofissional, com visão organizativa, garantindo aquisição, informação, dispensação e controle de medicamentos, garantindo na atenção básica e média complexidade medicamentos de confiança, promovendo saúde à população, com segurança e eficácia.

A distribuição de medicamentos na rede pública de saúde de Campo Alegre é realizada mediante a Relação de Medicamentos Essenciais, contemplando as necessidades de saúde da maioria da população.

Na Atenção Primária à Saúde, o elenco foi elaborado respeitando as necessidades de saúde da população, avaliando principalmente a melhoria da resposta terapêutica e necessidades especiais. Além do mais, foram implementadas e qualificadas novas estratégias como: dispensação de fraldas geriátricas descartáveis, captação de Medicamentos do Componente Especializado (alto custo) da Assistência Farmacêutica.

Na média complexidade, foi instituída a farmácia satélite, proporcionando segurança na dispensação e qualidade no armazenamento e controle dos medicamentos. Um dos grandes avanços na assistência na média complexidade, é que foram introduzidos 27 novos medicamentos gerando maior qualidade e efetividade do serviço.

Seguindo o princípio de que SAÚDE É DIREITO DE TODOS, no município de Campo Alegre, as demandas de medicamentos que não fazem parte do elenco são encaminhados para uma comissão que avaliará meios legais para aquisição ou até a compra do medicamento, garantindo em tempo hábil e eficaz o tratamento dos pacientes.




Nenhum comentário: