quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Secretaria de saúde de Campo Alegre inicia segunda dose da vacina contra o HPV

No mês de março o Ministério da Saúde iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV (papiloma vírus humano), que tem como meta vacinar meninas dos 11 aos 13 anos. A proposta é que, através do Programa Nacional de Imunizações, pelo menos 80% dessa população, em cada município, fosse vacinada. Na primeira etapa a Secretaria de Saúde de Campo Alegre superou a porcentagem estipulada pelo Ministério da Saúde atingindo a vacinação a 87% das pré-adolescentes.

Distribuída gratuitamente para as pré-adolescentes, a segunda dose da vacina contra HPV já está disponível em todas as unidades de saúde de Campo Alegre desde segunda-feira 01 de setembro. Ou seja, todas as adolescentes que tomaram a primeira dose devem retornar à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de sua casa, munidas da carteirinha de vacinação, e tomar a segunda dose para que a imunização seja efetiva. Já a terceira dose deverá ser tomada cinco anos após a primeira.

Estudos comprovam que quanto mais cedo se faz a vacinação, mais anticorpos são criados para combater o HPV, chegando a uma eficiência de mais de 98% de proteção contra o câncer no colo do útero, segundo dados do próprio Ministério da Saúde.

A prevenção deve ser permanente, por isso, mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos devem realizar o exame preventivo (papanicolau) anualmente. A vacina não substitui o exame preventivo e nem o uso de preservativos nas relações sexuais.

HPV

O HPV é um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, sendo o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres. O vírus é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas, ou seja, por meio da relação sexual ou de mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do vírus HPV.

Nenhum comentário: