sexta-feira, 12 de setembro de 2014

SEMED investe em Formação Continuada para Docentes e Auxiliares Educacionais


Cuidar de uma criança em um ambiente educacional exige conhecimentos específicos dos profissionais envolvidos no seu processo de desenvolvimento. De acordo com pesquisas dos neurocientistas, é possível constatar a importância que deve ser atribuída, principalmente nos primeiros anos de vida, aos estímulos sensoriais e atitudes de toque e carinho oferecidos através da interação adulto – criança e criança – criança.
Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação em Educação Infantil, com a Professora Ana Maria da Silva e das Gerências de Práticas Pedagógicas e de Formação Continuada, lideradas pelas Professoras Aristéia Nascimento e Maria do Rosário Ferreira da Costa, está desenvolvendo no ano de 2014 encontros de formação continuada para todos os professores e auxiliares educacionais das Creches e Pré-escolas da rede municipal de ensino, com o objetivo de promover a estes profissionais a ampliação do conhecimento quanto ao desenvolvimento e aprendizagem da criança de 0 a 5 anos, assim como oferecer subsídios necessários ao melhor planejamento da prática pedagógica no contexto da educação de qualidade.

Inicialmente, foram desenvolvidos momentos exclusivos para profissionais das Creches e outros momentos para aqueles que direcionam os trabalhos na Pré-escola, entre os meses de Agosto e Setembro de 2014. As temáticas “O brincar” com o Professor Wilson Luís Ferreira e “Saberes e Práticas Imprescindíveis na Educação Infantil” com a Professora Graciene Alencar foram estudadas e bem discutidas com todos os profissionais, na região central considerando também o público dos povoados e no distrito de Luziápolis. Foram momentos bem reflexivos e dinâmicos que possibilitaram redirecionar o planejamento, focando o CUIDAR e o EDUCAR como concepção de educação imprescindível ao ensinar e aprender com os pequeninos.

O plano de formação conta ainda, com uma grande palestra que foi ministrada pela Doutora em Educação Infantil pela UFPE, e Diretora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI da UFAL, Professora Telma Vitória, evento realizado no último dia 12 de Setembro, e contou com a presença de todos os profissionais da Educação Infantil além das autoridade como, Secretários, Vereadores, a Prefeita Pauline Pereira, e a escritora de livros infantis que está participando do projeto literário da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cícero Mizael dos Santos, Alessandra Dossena.

Ainda na abertura a Prefeita Pauline Pereira parabenizou aos educadores pelo avanço no IDEB e lembrou o quanto o município cresceu em matrículas de educação infantil, alcançando 785% de crianças a mais que 2012 nas creches e pré-escolas, e ainda relatou o quanto mais crescerá com a abertura de mais duas unidades, uma no conjunto Sebastião de Oliveira Gomes e outra no Distrito de Luziápolis. A Secretária de Educação, Profª. Neide Granja, também parabenizou os presentes por estarem aceitando a oferta de formação, promovida pela SEMED, para todos os profissionais da educação infantil, pois enquanto educadora entende da importância dos estudos para a preparação de todo profissional, e acredita ser tão mais importante a formação para aqueles que cuidam e educam as crianças de 0 a 5 anos de idade.

No decorrer da palestra intitulada como “A INTEGRAÇÃO DO CUIDAR, DO EDUCAR E DAS BRINCADEIRAS” a relação teoria e prática foi bem evidenciada, trazendo conceitos e ao mesmo tempo situações práticas e cotidianas que fez o público sentir-se provocado e ao mesmo tempo reflexivo sobre e fazer educacional, pautado no ensinar e aprender dentro da perspectiva do CUIDAR e EDUCAR. Muitos conceitos foram reconstruídos, no que se refere ao ato de “brincar” das pequenas crianças, entre eles o de que o ato de brincar permite ao aluno / criança desenvolver a criatividade.

Com isso a SEMED se adequa aos princípios orientadores da valorização dos Profissionais da Educação descritos no artigo 67 da LDB, onde diz ser da responsabilidade dos sistemas de ensino: o Piso Salarial Profissional, a progressão funcional, as condições adequadas de trabalho e o APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL CONTINUADO por meio da FORMAÇÃO.

É a gestão compromisso de todos, integração e desenvolvimento valorizando os profissionais da educação por meio de encontros de formação continuada.

Nenhum comentário: