terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Secretaria de Saúde de Campo Alegre realiza atividades no Dia Mundial de luta contra a AIDS

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre iniciou neste domingo (30) a campanha em alusão ao dia Mundial de Luta contra a AIDS e i intensificou as ações de prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce da AIDS em todas unidades básicas da rede nesta segunda-feira (1º), Dia Mundial de Combate à doença.

Durante toda a semana estará realizando várias ações de conscientização como: palestras, rodas de conversa com jovens e adolescentes e caminhadas pelas ruas fazendo entrega de preservativos e panfletos com materiais informativos. A campanha evidencia que é possível conviver com a AIDS, mas com o preconceito não, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

As unidades básicas de saúde se destacaram em suas ações com o objetivo de informar que a prevenção é o melhor remédio e acabar com o preconceito.  Teste rápido é simples: a do HIV ocorre por meio da gota de sangue retirado da polpa do dedo, similar ao teste de diabetes. Os resultados são conhecidos em um período de tempo que varia de 20 a 30minutos e não doe disponível em todas unidades de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas pelo HIV no país é de aproximadamente 530 mil. Deste total, 25,4% não sabem que estão infectadas, e cerca de 30% pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente. Evitar a doença é simples, basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas.

O município de Campo Alegre se destaca por sua preocupação em disponibilizar uma saúde de qualidade atuando em todos os seguimentos de prevenção, promoção e tratamento.

A coordenadora do Núcleo de Promoção a Saúde – Nups, Nataly Santos, ressaltou que o resultado de um bom trabalho está nas ações integradas, interssetorial e dedicação dos profissionais.




Nenhum comentário: