segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Conselho de Educação de Campo Alegre condecora personalidades de destaque na Educação


Maria Nilda, Maria do Rosário e Eluzenita

A medalha de Honra ao Mérito Educacional representa o sentimento de gratidão da cidade, aos profissionais, por seus serviços prestados

A condecoração de honra ao mérito educacional 2014 será para as professoras: Eluzenita Chagas Costa, Maria Nilda da Silva e Maria do Rosário Ferreira da Costa. O evento acontecerá na próxima quinta-feira dia 15 de janeiro do corrente ano, no Centro Social de Campo Alegre – (CESCA). A cerimônia de entrega da medalha é considerada a mais importante festa de reconhecimento do profissional na educação do município. Segundo o Conselho Municipal de Educação – órgão responsável por conceder o título- Só é entregue a quem tem relevantes serviços prestados. 

Para ser condecorado, o profissional precisa ser apresentado pelos membros do conselho em reunião ordinária. Ter experiência profissional na área educacional. Notório saber. Relevantes contribuições prestadas à educação do município. Cumprir as exigências da resolução de n° 01, de 05 de julho de 2012 do Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre – Alagoas - CME/CA-AL. Obedecida todas as regras, passa a ser votado pela plenária e os três primeiros colocados são homenageados.

Pelo terceiro ano consecutivo o CME/CA-AL realiza essa cerimônia, que foi inspirada em um evento semelhante ao que acontece na capital sergipana, Aracaju. Em Campo Alegre a concessão de título honroso teve sua primeira edição no ano de 2012, as primeiras professoras condecoradas foram: Maria Vieira (conhecida na cidade como Tia Marilí, que teve grande relevância na implantação da educação municipal); A professora Salete do Carmo (dedicou sua vida a educação, assumindo diversos cargos no município); E a professora Nádja Maria (ex-secretária de educação do município). No ano de 2013, aconteceu a segunda edição e a professoras Maria Josineide V. Granja (atual secretária de educação do município), Benedita Torres e Dalva Quirino, foram as agraciadas com o título. 

Para o grande dia são convidadas todas as escolas do município, as secretarias, câmara de vereadores, os conselhos municipais e os familiares dos homenageados. Após a solenidade de entrega da medalha, acontece uma grande festa patrocinada pela prefeitura.

Para alguns profissionais receber essa homenagem é o mesmo que “ganhar um Oscar”, como declara emocionada a Professora Eluzenita, “Eu me sinto muito honrada com essa condecoração. É muito importante para mim. Serve para elevar a auto-estima do professor. É um momento de Oscar na vida de um professor. Um momento ímpar. Tenho 53 anos muito bem vividos e totalmente voltados para a educação, e na minha aposentadoria receber essa medalha é imensamente gratificante”. 

Para a professora Maria Nilda, a educação é o principal caminho rumo ao crescimento e, no seu percurso como profissional recebeu o apoio de muita gente especial, que a demonstrou que só o conhecimento é capaz de fazer a diferença na vida das pessoas. Para ela, ser professor está além de uma profissão, é uma missão. 

Os profissionais em educação do estado, também recebem essa titulação, com o nome de Comenda do Mérito Educativo Alagoano, através do Conselho Estadual de Educação de Alagoas.

Biografia resumida das homenageadas

ELUZENITA CHAGAS COSTA, carinhosamente conhecida como “tia Lú”, nascida em 25 de junho de 1961 no município de Anadia. É graduada em Estudos Sociais pela Faculdade de Formação de Professores do Agreste, atual UNEAL e é pós-graduada em Planejamento Educacional – UFAL. Chegou a Campo Alegre no dia 10 de fevereiro do ano de 1979. Tem 34 anos de dedicação exclusiva a educação, cultura e arte do município de Campo Alegre. Formou todos os alunos que cursaram o magistério. Atuou como professora de Arte e História, Coordenadora Pedagógica, Diretora escolar, Diretora de Cultura, Historiadora, Pesquisadora e Folclorista.

MARIA DO ROSÁRIO FERREIRA DA COSTA, natural de Campo Alegre, nasceu no dia 09 de abril de 1954. É graduada em Estudos Sociais pela Faculdade de Formação de Professores do Agreste, atual UNEAL, pós- graduada em Supervisão e Administração Escolar pelo CESMAC. Iniciou suas atividades na educação do município no ano de 1973. Atuou como professora na rede municipal e estadual de ensino, Coordenadora Pedagógica, Diretora de Ensino, Diretora de Eventos, Secretária da Câmara Junior de Campo Alegre – CAJUCAMPO e Agente Educacional do MEC. Na atualidade exerce a função de Assessora Especial da Educação de Campo Alegre.

MARIA NILDA DA SILVA, natural de Campo Alegre. É graduada em Estudos Sociais e Pedagogia pela UNEAL. Trabalha ha mais de 30 anos na educação de Campo Alegre, iniciando a carreira como professora de pré-escola. Atuou como: Professora e Coordenadora Municipal de Ensino Religioso, Coordenadora Pedagógica em diversas escolas e Coordenadora da SEMED. Na atualidade exerce a função de Secretária Executiva dos Conselhos vinculados a SEMED e do Fórum Municipal de Educação.

Repórter Antonio Máximo

Nenhum comentário: