quinta-feira, 5 de março de 2015

Secretaria de Saúde presta contas do 3º quadrimestre de 2014 em Audiência Pública

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre apresentou a prestação de contas referentes ao 3º quadrimestre de 2014 em audiência pública, realizada na manhã desta terça-feira (03), no plenário da Câmara de Vereadores. A audiência que foi presidida pela Comissão de Saúde do Legislativo através da sua presidente, vereadora Kellyn Rafaella.

Na Audiência Pública foram apresentados à Câmara, ao Conselho Municipal de Saúde e a sociedade civil, o Relatório detalhado da Secretaria, contendo, dentre outros, dados sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, bem como sobre a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada, garantindo toda transparência possível na destinação de recursos públicos no Município de Campo Alegre.

Os dados apresentados mostraram a evolução dos serviços na saúde pública campo-alegrense.

O relatório foi apresentado pela Coordenadora de Planejamento Maria do Socorro cumprindo os dispositivos constantes das Leis Federais nº 8689/93, artigo 12, à Emenda Constitucional nº. 29, de 13/09/2000 e o Provimento nº. 001/2002 da Corregedoria Geral do Ministério Público do Estado de Alagoas em conformidade com a LC 141 de 13/01/12.

Das ações e serviços da saúde; Rede de Serviços existentes, o município de Campo Alegre conta atualmente com 15 Equipes de Saúde da Família - eSF, sendo 5 no Distrito de Luziápolis; 10 Equipes de Saúde Bucal - eSB e 01 Escolar e 1 do Melhor em Casa; 1 Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU; 1 Unidade Mista de Saúde - UMSAM – Urgência/emergência, especialidades, marcação de consultas e exames; 1 Laboratório de Análises Clínicas – LAC; 1 Centro de Apoio Psicossocial - CAPS I; 1 Serviço de Atenção Domiciliar- EMAD + EMAP; 1 Núcleo se Apoio ao SF - NASF I; 1 Laboratório Regional de Prótese Dentária – LRPD; e 1 Unidade de Acolhimento Infantil – UAI.

Foi demonstrado os serviços e consultas especializadas oferecidas na Unidade Mista Senador Arnon de Mello: Ortopedia Urologia; Cirurgia Vascular; Fonoaudiologia; Pequena Cirurgia; Serviço Social; Psicologia; Cirurgia Geral (cons.); Cirurgia Geral, além de Dermatologia; Otorrinolaringologia; Ginecologia – Obstetrícia; Cardiologia; Pediatria; Psiquiatria; Nutrição; Psicologia; Eletrocardiografia; Radiologia e Patologia Clínica.

No Distrito de Luziápolis os serviços especializados são os seguintes: Otorrinolaringologia; Cardiologia; Dermatologia; Cirurgia Vascular; Psiquiatria;

Obstetrícia/Ginecologia; Cirurgia Geral; Pequena Cirurgia; Pediatria; Radiologia; Ambulatório 24 horas e Posto de Coleta de Exames.

Na apresentação foi dado destaque também ao acompanhamento realizado nos grupos de hipertensos, diabéticos, gestantes, tuberculose e de hanseníase no município.

Foram acompanhados durante os três quadrimestres 858 diabéticos, 2.655 hipertensos, 224 gestantes, 12 pessoas que sofrem de tuberculose e 2 de hanseníase.

A cobertura vacinal com HPV em crianças e adolescentes de 11 a 13 anos a meta era de 80%, na 1ª dose o município alcançou 87,68%, já na 2ª dose atingiu 81,65%.

As consultas especializadas realizadas na Unidade Mista Senador Arnon de Mello somaram um total de 1.491 durante o 3º quadrimestre de 2014. Já no Distrito de Luziápolis esse número subiu para 1. 650.

Também foi apresentando durante a audiência o Melhor em casa que é um sistema de tratamento médico hospitalar domiciliar que foi implantado no município de Campo Alegre para tratamento de pacientes crônicos, acamados deficientes físicos e mentais.

As consultas de urgência na Unidade Mista Senador Arnon de Mello somou um total de 15.548. Já em Luziápolis no Pronto Atendimento, foram 4.409 consultas em urgência.

A Coordenadora de Planejamento Maria do Socorro destacou alguns dos avanços da Saúde no município de Campo Alegre no período como: A Aprovação da Implantação do CEO; Ampliação do Número de ACS; Implantação de 4 novas eSF; Implantação de 4 eSB; e Aprovação da Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil – UAI.

Sobre a Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil – UAI, a Coordenadora destacou que é a 1ª Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil do estado de Alagoas, acolhendo por 6 meses, pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, com uma capacidade para 10 acolhidos voluntários de 10 a 18 anos, estando no momento com 8; desses, 5 são meninos, sendo 1 de Teotônio Vilela, 1 da sede de Campo Alegre e 3 meninas todas de Luziápolis;

A UAI tem caráter residencial e protetivo, com atividades comuns, tais como: jogos, brincadeiras, sessões de filmes, Oficina culinária, cultivo de horta e criação de galinhas; Todos estão inseridos na escola, em Luziápolis.

Dos mutirões e atividades coletivas a secretaria de saúde realizou a Campanha de vacinação contra a Influenza, com a imunização de 7.628 usuários acima de 60 anos e o alcance de 90% da meta.

Houve também a Execução do Programa Saúde na Escola em 100% das escolas; Campanha contra as Geohelmintíases e enfrentamento da Hanseníase, em 100% das unidades escolares do Município, com o consequente tratamento preventivo de 5.152 de escolares de 5 a 14 anos.

A Implantação da vacina contra o HPV, para as adolescentes de 11 a 13 anos, com a administração da 1ª dose em 1.522 e da 2ª dose em 1.406 adolescentes.

Fora realizados também Mutirões e Atividades Coletivas durante os 1º, 2º e 3º quadrimestres, foram realizados 7 mutirões do IOFAL em Campo Alegre e Luziápolis, com atendimento de 950 usurários; 3 campanhas do HEMOAR para coleta de sangue em Campo Alegre e Luziápolis, resultando em 230 doações.

Foram realizadas palestras, atividades físicas na praça de Campo Alegre, aferição da P.A e glicose em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e Dia Mundial da Atividade Física.

Realização do Iº Forum do Selo UNICEF; Ação itinerante na Chã da Imbira; Atividades comemorativas alusivas ao Dia do Idoso;Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

3 mutirões Fique Sabendo realizados em Campo Alegre e Luziápolis, com a realização de 1100 testes rápidos para triagem do HIV; Dia Mundial da Saúde Mental (atividades com pacientes do CAPS atividade física e gincana); Mutirão de Prótese Dentária.

Participaram da audiência a presidente da Câmara Municipal, Jeane Santos do Nascimento juntamente com os vereadores Jura, Gilberto Correia, Arquelino César e Rejane da Silva Santos, além da secretária de Saúde Tamiris Santos e toda sua equipe técnica.

No final da apresentação, os vereadores enfatizaram a importância da audiência para trazer ao conhecimento de todos o relatório da prestação de contas referente à pasta da saúde dando transparência a seus atos. Ainda, os vereadores puderam esclarecer algumas duvidas existentes e elogiaram os trabalhos que vem sendo conduzidos pela Secretária de Saúde e consequentemente da prefeita do município de Campo Alegre, Pauline Pereira.



Nenhum comentário: