quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Secretaria de Saúde de Campo Alegre ultrapassa meta da vacinação contra a poliomielite

A Campanha de vacinação contra a poliomielite iniciada em 15 de agosto em Campo Alegre foi prorrogada até dia 10 de Setembro. Os números divulgados pela Coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde mostram que até agora a campanha já atingiu 98,43% da meta de um total de 3.800 crianças com idades aptas a receber a dose da vacina. Os números mostram que o município já ultrapassou a meta de vacinação que era vacinar 95%, consolidado mais uma campanha de vacinação realizada com sucesso no município.

A coordenadora de Imunização do município Andreza Leão Matias, lembra da importância dos pais levarem as crianças para se vacinarem, pois, apesar de no Brasil a poliomielite não ter nenhum caso registrado há mais de 20 anos, ela ainda não é uma doença erradicada no mundo.

A campanha nacional contra a Poliomielite começou no dia 15 de agosto, juntamente com a Multivacinação, em todas as unidades básicas de saúde da cidade, povoados e Distrito de Luziápolis, e pretende atualizar as carteirinhas de imunizações das crianças que estão em atraso.

A doença

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa provocada por um vírus, que afeta o sistema nervoso e pode provocar quadros de paralisia. Os sintomas iniciais são febre, cansaço, dor de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos braços e nas pernas. Indicadores apontam que uma em cada 200 pessoas infectadas pelo vírus apresenta paralisia irreversível, geralmente nas pernas.

Nenhum comentário: