terça-feira, 1 de setembro de 2015

Secretarias integradas realizam programação especial em comemoração ao Dia do Nutricionista

A Secretaria Municipal de Saúde em consonância com a Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência realizou nesta segunda-feira 31, um evento em alusão ao dia do Nutricionista, com atividades destinadas ao público da Academia de Saúde, através da parceria com o Coordenador da Academia da Saúde professor educador físico Pedro Temóteo.

O evento foi iniciado com ginástica laboral realizada pelo professor de educação física Cleiber Meireles. Seguida de palestra sobre “Princípios de uma alimentação saudável e riscos do consumo excessivo de alimentos industrializados” ministrada pelas Nutricionistas Tamara Rodrigues e Anne Karolyne.

A boa alimentação é a base para um corpo saudável. Dentre as principais causas de mortes mais comuns – doença cardíaca, câncer, diabete e acidentes vasculares cerebrais – estão diretamente relacionados ao que comemos.  No entanto, pelo ritmo de vida atual com pouco tempo para dedicar às refeições saudáveis, muitas vezes adotamos um padrão alimentar desequilibrado e desajustado das nossas necessidades.  Portanto, as Nutricionistas palestrantes ressaltaram a importância de uma alimentação equilibrada, composto diferentes alimentos em quantidade suficiente para o crescimento e manutenção do organismo.

No terceiro momento ocorreram três oficinas simultaneamente. Tivemos uma oficina de incentivo ao cultivo de hortas domésticas, na qual foi demonstrada como cultivar hortaliças em pequenos vasos. Houve distribuição de sementes (coentro, pepino, alface, couve, etc) para serem plantadas posteriormente em suas residências e foram distribuídas receitas de sal de ervas, que contribui para redução de adição de sódio na alimentação.

O cultivo de hortas domésticas proporciona o aumento do consumo de hortaliças, que são ricas em vitaminas, minerais e fibras e são livres de agrotóxicos o que contribui para a prevenção de diversas doenças. Favorece a redução no consumo de sal, visto que as hortaliças são ótimas opções de tempero que realçam o sabor dos alimentos diminuindo a necessidade de sal. A oficina foi realizada pelas Nutricionistas Adriana Malafaia, Evelyn Oliveira e Mércia Tavares.

Foi realizada também uma oficina demonstrando diversas opções de refeições saudáveis. Mostrando a importância de uma alimentação equilibrada a qual contribui diretamente para a longevidade, visto que uma alimentação saudável está associada à prevenção de diversos tipos de doença. E quanto mais variada for a alimentação, maior será o seu valor nutricional.

Os participantes receberam uma cartilha com um teste para saber como está sua alimentação e os dez passos para uma alimentação saudável. A oficina teve como facilitadoras a Nutricionista Nidyanne Lopes e a Estagiária de Nutrição Edlla Firmino.

Na última oficina foram expostos alguns alimentos e a quantidade de açúcar, gordura e sal presentes neles.  Esses três nutrientes quando consumidos em grandes quantidades, levam basicamente ao mesmo destino: altos níveis de colesterol, triglicérides e pressão arterial, obesidade, diabetes e baixa qualidade de vida. A oficina foi executada pelas Nutricionistas Lara Farias e Thâmara Roberta.

Além disso, foi realizada a verificação de glicemia. E por fim, o evento foi encerrado com um delicioso lanche saudável.

Segundo a Coordenadora de Alimentação e Nutrição, Mércia Tavares, o trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimentos e contribui para o crescimento profissional e consequentemente para a melhoria das ações de alimentação e nutrição a serem desenvolvidas no município para a melhoria da qualidade de vida da população.



Nenhum comentário: