quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Combate a doenças: Secretaria de Saúde de Campo Alegre volta a utilizar os serviços do Carro Fumacê

O município também conta com um equipamento de pulverização manual utilizado pela equipe de agentes de endemias

Visando intensificar o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zyca, a Prefeitura Municipal de Campo Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), voltou a utilizar os serviços do carro fumacê na sede do município, Distrito Luziápolis e demais localidades.

A parceria com a Secretaria de Estado da Saúde possibilitou a vinda do carro ao município durante quatro semanas consecutivas sempre as quartas-feiras e teve início no último dia 11 de Novembro.

As ações do carro Fumacê estão sendo executadas na sede do município, Distrito Luziápolis, Povoado Pimenteira, Povoado Mineiro, Povoado Belo Horizonte, Povoado Chã da Imbira, Conjunto Olival Tenório Costa e também será realizada na comunidade da Usina Porto Rico.

Vale lembrar que, apesar de ser algo que incomoda, no momento em que o fumacê estiver passando pela rua, portas e janelas devem ser abertas para que o inseticida dispensado no ar possa circular dentro das casas, eliminando o maior número possível de mosquitos. De acordo com a secretária de Saúde Tamiris dos Santos, o horário da passagem do carro é sempre entre 18 e 22 horas.

A aplicação é mais um método recomendado pelo Ministério da Saúde que visa diminuir o número de casos de doenças ligadas ao Aedes Aegypti. 

Os carros fumacê não tem sido utilizado há um bom tempo, especialmente por que é dada preferência a técnicas de prevenção ao surgimento do mosquito, como a realização de vários mutirões de combate aos focos do mosquito. 

Sintomas

Entre os sintomas da dengue clássica estão febre alta, dor de cabeça, dor atrás  dos olhos, dores no corpo, náuseas, vômito e perda do apetite. Já a dengue grave, ou dengue hemorrágica, possui os mesmos sinais da dengue comum, mas a grande diferença é que o doente sofre alterações na coagulação sanguínea e surgem sangramentos graves, choque e comprometimentos de  órgãos.

Nenhum comentário: