quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Prefeitos estão cortando prioridades para garantir direitos dos servidores

O presidente da AMA, Marcelo Beltrão voltou a dizer hoje que os prefeitos estão cortando “ até as prioridades” para garantir os direitos dos servidores como salários e o 13º, em dezembro. Desde a paralisação, os gestores estão fazendo de tudo para que as despesas caibam dentro da receita, mas essa fórmula nem sempre fecha.

O anúncio da retomada do crescimento, anunciada pelo governo federal , com uma leve recuperação do FPM é insuficiente para cobrir os prejuízos causados ao longo dos últimos anos pelas desonerações praticadas e os recursos que deixaram de ser compartilhados com os municípios. “Houve, sim, uma elevação mínima no FPM, mas ele ainda está negativo, em termos reais, se comparado ao ano de 2014. Não há o que comemorar “, disse o presidente.

Segundo Beltrão os FPM ainda não atende a grande demanda de serviços e obrigações e os prefeitos precisam continuar com o “cinto bem apertado”. Essa é a orientação da AMA aos gestores.

Outra preocupação foi o anúncio do déficit do governo, em torno de R$ 52 bilhões. Um número que preocupa porque influi na retomada do crescimento. “Esperamos que o governo aponte para uma retomada imediata para que os municípios voltem a crescer e a população possa ter todos os serviços que merece”, finalizou.

Nenhum comentário: