segunda-feira, 29 de junho de 2015

O tradicional Desfile de Carroças Juninas mais uma vez foi sucesso em Campo Alegre

Dezenas de carroças enfeitadas participaram do evento e as cinco mais belas carroças foram premiadas
Neste domingo 28 de junho, a população de Campo Alegre participou de um dos momentos mais aguardados dos festejos juninos 2015, o tradicional Desfile de Carroças Juninas - mantendo a Tradição com Integração. O evento atraiu centenas de pessoas que foram às ruas para assistir o desfile. No início da tarde a movimentação já agitava a cidade, onde os carroceiros e a população já estavam ansiosos e se preparavam para o grande desfile.

Quando o desfile começou as pessoas saíram de suas casas para assistir a passagem das carroças. Não faltou criatividade, os carroceiros com muito cuidado nos detalhes enfeitaram suas carroças que chamaram a atenção das pessoas que assistiam em todas as ruas por onde a “carroceata” passou.

Para os jurados que analisaram e votaram na escolha das melhores a eleição não foi fácil, pois todas as carroças participantes estavam muito bem decoradas e cada uma com suas particularidades.

Ao final do desfile a premiação coroou o trabalho dedicado das escolhidas, mas todas as demais carroças participantes tiveram toda assistência da organização, como a distribuição de ração para os animais.

Esse ano a carroça vencedora foi do Distrito de Luziápolis, intitulada “Carroça Alambique”, a carroça levou o tema da cachaçaria e teve as melhores notas escolhida pelos jurados como a melhor desta edição do evento.

O desfile foi promovido pela Prefeitura Municipal, que com o objetivo de manter a tradição do desfile de carroças de burro disponibilizou uma premiação atrativa do 1º ao 5º lugar, premiando as mais belas carroças. Nesta edição dezenas de carroças participaram do desfile.

Um dos momentos marcantes do evento foi à realização da quadrilha “improvisada da integração”, que assim como o evento no todo, deu muito certo e foi um sucesso.

“As carroças estavam lindas, e a quadrilha foi muito animada, até a prefeita e o esposo participaram, foi muito lindo de vê”, destacou a senhora Dona Gedalva, que disse também feliz pelo resgate do São João de Campo Alegre.





O encerramento do evento aconteceu na praça central da cidade onde foi montada uma grande estrutura para a realização do Arraiá da Integração. A noite de festejos juninos encerrou com shows com as bandas Forró NA Vera e Maruginho Vip no grande palco montado no centro da cidade.

Secretário adjunto de educação participou de viagem internacional para Portugal

O Secretário Adjunto de Educação de Campo Alegre professor Claudio da Costa, participou de uma viagem internacional para Portugal para viabilizar junto com o professor Doutor da Universidade Federal de Alagoas - Ufal Ciro Bezerra a consolidação de uma parceria entre a Escola Superior de Educação de Lisboa/ ESEL e Universidades do Brasil para um projeto piloto que possibilita a ida de estudantes brasileiros para Portugal como pesquisadores, como também estudantes portugueses possam vir para o Brasil com a mesma perspectiva.

Entre os dias 23 a 26 de junho, realizaram-se duas reuniões, uma com a presidente da ESE de Lisboa, professora Cristina Loureiro e a presidente do Conselho Técnico Científico da ESE de Lisboa, professora Doutora Tereza Leite e outra com a presença do presidente do Instituto Politécnico de Lisboa/IPL, professor Dr. Vicente Ferreira. 

Nestes encontros estiveram presentes a professora Doutora Mariana Dias e professora Doutoranda Telma Caixeirinho que tem sido as interlocutoras da ESE para esta colaboração com faculdades do Brasil através dos professores Claudio da Costa e Ciro Bezerra. Na segunda reunião esteve também presente o primeiro Secretário da Embaixada do Brasil em Lisboa, André Pinto Pacheco.

Nas reuniões foi analisada a possibilidade de uma parceria com faculdades do Brasil para a realização de projetos de investigação conjuntos e para a concretização de um Campus Avançado da ESE do IPL no Brasil. Estas sessões de trabalho foram bastante produtiva e permitiram identificar um forte interesse de colaboração entre as duas instituições.

“Estamos avançando em uma visão global da educação, nos permitindo ultrapassar fronteiras para ampliar o campo da investigação nas ciências da educação”, destacou o Secretário Adjunto de Educação do Município de Campo Alegre, que na ocasião representou o Brasil para a realização desta grande parceria.

domingo, 28 de junho de 2015

Educadores participaram do II Encontro do PRODELE – Programa de Desenvolvimento de Líderes Escolares

O II Encontro do PRODELE – Programa de Desenvolvimento de Líderes Escolares que é uma Formação Continuada para Gestores, Coordenadores e Técnicos das Secretarias Municipais de Educação que contempla os municípios de Teotônio Vilela, Junqueiro e Campo Alegre.

O Encontro aconteceu na última quinta-feira, (25), no Centro Educacional Vovó Zirlene na cidade de Teotônio Vilela-AL. Cerca de 320 pessoas estiveram presentes. As secretárias de Educação dos respectivos municípios, Noêmia Pereira, Estela Celina e Neide Granja recepcionaram a todos de forma carinhosa. Também participaram do evento o prefeito de Teotônio Vilela, Peu Pereira, o prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira e a prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, ela que participou de todo o encontro.

Assim como no primeiro momento que aconteceu na cidade de Campo Alegre em fevereiro do corrente ano a palestra foi ministrada pelo doutor em Ciência da Educação, o professor Júlio Furtado. “Vocês têm demonstrado compromisso com o desenvolvimento da educação local investindo na formação dos gestores escolares que são peça fundamental para que uma educação de qualidade social se consolide nesses municípios” frisou o palestrante.

A secretaria de Educação do município de Teotônio Vilela, Noêmia Pereira, falou da importância da formação para as equipes gestoras. “É uma honra para nós vilelense sediar um encontro tão importante como esse, é uma troca de experiência, essa integração promove cada vez mais a melhoria da educação em nossos municípios”, disse a secretária.

Já a prefeita da cidade de Campo Alegre, Pauline Pereira ressaltou da parceria entre os municípios, “Uma formação como essa é de grande relevância para toda a comunidade, principalmente para os gestores educacionais que ganharam ainda mais conhecimento, podemos observar a qualidade desse encontro com o professor Julio Furtado que repassa tão bem os conhecimentos, então isso só é possível trazer um palestrante de renome nacional, através de parcerias e isso é o que está acontecendo nesses três municípios, integração, para o fortalecimento educacional dessa região”, afirmou a gestora municipal.

Fernando Pereira, prefeito da cidade de Junqueiro, parabenizou a organização do evento e falou da satisfação de participar do encontro “É importante a participação dos gestores, aqui as equipes adquirem mais conhecimentos e novas e técnicas para desenvolver um trabalho ainda melhor nas escolas, achei uma palestra maravilhosa e serve pra gente também como gestor municipal, estamos juntos em prol de uma educação de qualidade.

O Encontro de Formação Continuada PRODELE – Programa de Desenvolvimento de Líderes Escolares foi dividido em quatro etapas, a primeira aconteceu na cidade de Campo Alegre, a segunda em Teotônio Vilela, a terceira acontecerá em Junqueiro e a quarta ainda será definido o local.



sexta-feira, 26 de junho de 2015

Secretaria de Saúde realiza mutirão de combate a dengue no Distrito de Luziápolis

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre promoveu no ultimo dia 18 de Junho, um mutirão de combate a Dengue no Distrito de Luziápolis, com a participação dos agentes de endemias do município. 

O mutirão aconteceu em várias ruas e bairros da cidade, em um trabalho feito de porta em porta onde profissionais da secretaria municipal de Saúde passando orientações para os moradores sobre os riscos da doença e de como fazer para evitar que as casas, muros e terrenos baldios se transformem em focos do mosquito da dengue. 

Durante o mutirão foram realizadas divulgação de informações sobre a dengue, distribuição de materiais informativos. O mutirão foi realizado com o intuito de chamar a atenção da população a cerca de intensificar o controle do mosquito da dengue. Medidas simples que realizadas todos os dias podem evitar que o mesmo possa reproduzir-se e comprometer a saúde da população.

A ação teve o apoio das coordenações promoção à saúde, epidemiologia e Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Urbanismo e Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas.

A ação também vai ser realizada no Povoado Chã da Imbira, Fazenda Mineiro, Usina Porto Rico e na zona urbana.


quinta-feira, 25 de junho de 2015

São João do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da cidade e Povoado Chã da Imbira

O São João do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foi pra lá de bom. O evento teve muita animação, comidas típicas, quebra pote, sorteio de balaios juninos, quadrilhas dos adolescentes e das idosas, apresentações e muito forró. 

O arraiá foi realizado pelo SCFV da cidade e pelo SCFV do Povoado Chã da Imbira, onde os participantes se concentraram na Rua João Fernandes Vieira em frente à sede do serviço e seguiram em desfile pelas principais ruas da cidade até o Centro Social de Campo Alegre – CESCA, onde aconteceu o “Arraiá”. 

Durante o evento aconteceram apresentações com as crianças, adolescentes e idosas, embalados sob as músicas de São João. O trio Pé de Serra comandou a animação do evento que marcou a véspera da festa mais aguardada do mês de junho.

Ainda no arraiá do SCFV teve quebra-pote, sorteio de balaios juninos, quadrilha improvisada, comidas típicas e muito arrasta-pé.




quarta-feira, 24 de junho de 2015

Sem espaço, Thallyson é liberado pelo Flamengo para buscar um novo clube

Thallyson (à direita) em jogada com o zagueiro Marcelo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Lateral-esquerdo ex-Asa não correspondeu às expectativas e perdeu ainda mais espaço com a chegada de Armero e a integração de Jorge ao grupo profissional

O lateral-esquerdo Thallyson foi liberado pela diretoria do Flamengo para buscar um novo clube. O jogador, contratado junto ao Asa-AL como aposta do ex-técnico Vanderlei Luxemburgo e que chegou ao Rubro-Negro no início deste ano, não agradou às comissões técnicas tanto de Luxa quanto de Cristóvão Borges e ficou sem espaço no grupo.

O empresário de Thallyson está em busca de um destino há algumas semanas. Se nada for concretizado, o jogador vai cumprir o contrato até o fim do ano com o Flamengo. Ele está treinando normalmente com o grupo, mas é pouco aproveitado até no time reserva nos coletivos.

O começo do camisa 16 no Fla, no entanto, foi animador. Com gols e assistências nas primeiras atividades da pré-temporada, assumiu a vaga de titular enquanto Anderson Pico recuperava a forma física, mas foi caindo de produção gradualmente. Nas oportunidades que teve nos jogos, mostrou nervosismo e irritou a torcida, que não poupou vaias ao lateral.

A situação de Thallyson no Ninho do Urubu ficou ainda mais delicada após a contratação do colombiano Pablo Armero e, nesta semana, com a integração do jovem Jorge ao profissional. O Flamengo quer valorizar a prata da casa, e Jorge, que já tinha um belo histórico na base rubro-negra, foi titular e destaque no vice-campeonato do Mundial com a seleção brasileira sub-20. Além deles, o clube da Gávea ainda tem Pico e Pará - jogando improvisado - para a posição.

Globoesporte.com

terça-feira, 23 de junho de 2015

Plano Municipal de Educação é aprovado pela Câmara de Vereadores de Campo Alegre

A Câmara Municipal de Campo Alegre/AL aprovou durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira, dia 23 de Junho de 2015, o Plano Municipal de Educação que irá direcionar as ações educacionais na cidade pelos próximos dez anos. No texto aprovado, foram retirados os termos "ideologia de gênero" e "orientação sexual" nas escolas.

Pelo projeto, fica proibido no âmbito das unidades da rede oficial e da rede particular, a elaboração, produção, distribuição e utilização de materiais de referencias de cunho sexual, afetivo ou de gênero.

Na Pauta, além da aprovação do Plano Municipal de Educação (PME), ainda foi aprovado em 2ª votação, por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo nº. 001/2015 de autoria da vereadora Kellyn Rafaella (PSB), que concede Título de Cidadã Honorária do Município de Campo Alegre a senhora Id Correia Amorim Nascimento, Diretora Médica da Unidade Mista Senador Arnon de Melo.
Entrou em apreciação o Projeto de Lei nº. 023/2015 de autoria do vereador José Correia, o "Jura" (PSDB), que determina que os Bancos disponibilizem em suas Agências no Município de Campo Alegre, água potável e banheiros para os clientes durante o atendimento.

Após aprovação das matérias, foram convidados para compor a mesa, a Secretária Municipal de Educação, Maria Josineide Vasconcelos Granja, o Presidente do (CME) - Conselho Municipal de Educação, professor Lucas Rinaldo e o Coordenador Geral do (FME) – Fórum Municipal de Educação, professor Ednaldo Cavalcante. Também marcaram presença mais uma vez na galeria do plenário da Casa Vereador Sebastião de Oliveira Gomes, vários profissionais da Educação, que fizeram questão de acompanhar do início ao fim a sessão e consequentemente a aprovação do PME.

A Secretária de Educação do Município, Maria Josineide Vasconcelos Granja, destacou que o PME foi construído pelo Poder Público e a Sociedade Civil, onde foram envolvidas mais de 700 pessoas na análise de um diagnóstico da realidade do município de Campo Alegre e no estabelecimento de metas e estratégias que irá fazer com que a população nos próximos dez anos tenha uma educação digna e inclusiva com respeito à diversidade e aos direitos humanos.

"Se trata de um documento de tamanha importância para a evolução do município de Campo Alegre", afirmou a Secretária de Educação.

A Secretária Municipal de Educação enfatizou que agora com a aprovação, o PME será efetuado e terá que haver um monitoramento diário para que todas as metas sejam realmente executadas e alcançadas.

‘’Tenho certeza, que nós teremos nesses próximos dez anos uma Educação que realmente irá dignificar essa população, nós teremos uma Educação Pública de qualidade, porque pra isso temos uma prefeita, uma equipe de gestores, legisladores e a população em geral trabalhando para que isso aconteça’’, ressaltou.

Finalizando o seu pronunciamento a Secretária parabenizou o Legislativo campo-alegrense pela participação no processo de construção do Plano Municipal de Educação.

O Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), professor Lucas Rinaldo, utilizou a tribuna do parlamento municipal para tão somente agradecer a todos que participaram desse grande processo de construção do Plano Municipal de Educação.

Na oportunidade, fez um agradecimento especial a Câmara de Vereadores por contribuir, colaborar e fomentar, onde lembrou que nos últimos dias os vereadores preocupados com o bem da sociedade e da educação de Campo Alegre promoveram vários debates para discutir amplamente o Projeto e garantir o melhor para o município. 

"Campo Alegre está de parabéns, porque exerceu o processo democrático", assegurou Lucas.

O Coordenador Geral do Fórum Municipal de Educação, professor Ednaldo Cavalcante, iniciou seu discurso afirmando que, para ele, é motivo de muito orgulho e felicidade, pois com a aprovação desse Projeto, o município dá um salto para o futuro, aprovando portanto o primeiro Plano Municipal de Educação de Campo Alegre.

"O trabalho inicia-se hoje, a partir do momento em que esse Plano foi aprovado. É bastante importante que não deixemos nenhuma das metas e das estratégias virarem letras mortas, que estejamos acordados e acompanhando, que o PME seja uma cartilha do nosso dia-a-dia. Todas as metas e estratégias desse plano, servirá para desenvolver ainda mais o município de Campo Alegre", afirmou Ednaldo Cavalcante.

Em seguida, os vereadores: Jura, Kellyn, G. Correia, Van do Careca e a presidente da Casa, Jeane Nascimento, praticamente discursaram a favor do PME, porém sem as questões de ideologia de gênero, foram categóricos em suas falas, afirmando que, se o PME fosse aprovado com esses termos, seria contra os princípios da família e, portanto iria ferir a sociedade como um todo. Ainda parabenizaram a todos os envolvidos na construção deste importante documento.

Com ASCOM-CMCA


Definida a nova diretoria do CONISUL, prefeito de Penedo continuará no comando do consórcio

A Prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira também faz parte da nova diretoria do Conisul

O prefeito do município de Penedo, Március Beltrão Siqueira, foi reeleito por unanimidade, nesta segunda-feira, 22/6, para a presidência do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas – CONISUL. A reeleição aconteceu durante assembleia de prefeitos, na nova sede do Consórcio, localizada na Jatiúca.

Com a reeleição, Március Beltrão fica no cargo por mais dois anos. Fazem parte da diretoria os prefeitos Fernando Soares Pereira, prefeito de Junqueiro (vice-presidente); Pauline de Fátima Pereira Albuquerque, prefeita de Campo Alegre (tesoureira); Marcelo Beltrão Siqueira, prefeito de Jequiá da Praia (coordenador de Saúde); Pedro Henrique de Jesus Pereira, prefeito de Teotônio Vilela (coordenador de resíduos sólidos); Joaquim Beltrão Siqueira, prefeito de Coruripe (Coordenador de Compras Compartilhadas, Piscicultura, Turismo e Agricultura Familiar; Dalmo Moreira Santana Junior, prefeito de Piaçabuçu (coordenador de Iluminação Pública) e Sérgio Reis Santos, prefeito de Porto Real do Colégio (coordenador de Licenciamento e Fiscalização Ambiental). A posse acontecerá em julho, na sede do Consórcio.

Entre as conquistas da administração de Beltrão, a realização de pregões para compra compartilhada de medicamentos. Em pouco mais de um ano, os 17 municípios consorciados economizaram mais de R$5 milhões, economia média de 30% nas receitas. O grande volume dos pedidos e a programação trimestral vêm promovendo mudanças significativas na administração da assistência farmacêutica dos municípios.

Március Beltrão também foi responsável pela assinatura do convênio com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), em julho de 2014, que deu ao consórcio a administração dos recursos estaduais para a regulação dos serviços de média e alta complexidade. Em oito meses, o CONISUL acabou com as filas de espera de procedimentos como cirurgias, exames e consultas especializadas.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Usuários de Campo Alegre passam por avaliação para recebimento de cadeira de rodas

A distribuição das cadeiras serão realizadas através de parceria entre Prefeitura e Pestalozzi de Maceió

No ultimo sábado 20 de julho, a Prefeitura Municipal de Campo Alegre por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Juventude e do Idoso junto com a Secretaria Municipal de Saúde e a equipe do programa Melhor em Casa, e em parceria com Associação Pestalozzi de Maceió realizaram um mutirão de avaliação inicial e tiragem de medidas de alguns usuários de Campo Alegre e que servirão para diagnóstico para recebimento das cadeiras de rodas através da parceria entre município e a Associação.

Os recursos para aquisição dos equipamentos é proveniente do repasse do Sistema Único de Saúde (SUS) à Associação, por meio da Prefeitura de Campo Alegre.

Nos serviços de saúde, a Pestalozzi atende em mais de vinte especialidades, incluído fisioterapia e hidroterapia, adulto e infantil. Além de manter as redes Neuro-Intelectual e de Reabilitação Física, e realizar alguns exames, como ultrassonografia, eletrocardiografia, eletroencefalografia, imitanciometria e audiometria.

A Pestalozzi fornece, ainda, órteses e próteses e meios auxiliares de locomoção. Mas a pessoa com deficiência só recebe esse direito após passar por todos os exames e recomendações médicas.


domingo, 21 de junho de 2015

Bi-campeão: CSL vence a grande decisão e sagra-se mais uma vez campeão do Futsal de Luziápolis

Um grande público lotou a nova Quadra Poliesportiva Daniel José dos Santos na ultima sexta-feira 19, para assistir a decisão do Campeonato de Futsal de Luziápolis Edição 2015. A competição foi promovida pelo segundo ano consecutivo pela Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Antes da grande final aconteceu a decisão do terceiro lugar que foi vencida pela equipe do Grêmio que venceu a Portuguesa pelo Placar de 5 x 2, ficando assim na terceira colocação na classificação final da competição.

Em seguida foi a vez da grande decisão onde CSL e Os Calças mediram forças em uma partida com muitas emoções. O placar final traduz o equilíbrio da grande decisão onde o atual campeão CSL levou a melhor e venceu a partida decisiva pelo placar de 5 x 4 ficando com o bi-campeonato da competição.

Após as duas partidas aconteceu a premiação para os melhores da competição que além das equipes vencedoras também foram premiados os atletas destaques do torneio.

O secretário de esportes Alvinho Guimarães parabenizou a todas as equipes envolvidas na competição e o apoio da prefeita Pauline Pereira pela valorização ao esporte no município, “Tivemos uma competição de excelente nível, parabenizo a todas as equipes pela brilhante participação na competição e também agradeço em nome dos desportivas ao apoio da nossa perfeita que não mede esforços para valorizar cada vez mais o esporte do município”, destacou o secretário.




quinta-feira, 18 de junho de 2015

Muito Forró e Arrasta-pé no Arraiá promovido para os Idosos de Campo Alegre

Os festejos juninos 2015 em Campo Alegre estão sendo um verdadeiro sucesso, com a realização de muito forró e arrasta-pé no Arraiá da integração 2015. Nesta quinta-feira dia 18, foi à vez da Secretaria Municipal da Mulher, Juventude e do Idoso e o Conselho Municipal do idoso que em parceria realizaram um animado arraiá para o grupo de Convivência de Idosos da secretaria.

A festa foi realizada no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, e contou com trio de Forró Pé de Serra, comidas típicas e muito arrasta-pé. Vários representantes da terceira idade vestidos com trajes típicos da época participaram do forrobodó, e desfrutaram do grande momento de alegria e descontração.

Durante o evento foi realizada uma animada quadrilha junina onde a prefeita Pauline Pereira juntamente com os idosos dançaram se apresentaram com muita animação.

A secretária municipal Jane Meire Matias agradeceu a prefeita Pauline pelo apoio em mais uma realização para os idosos locais, “Mais uma vez agradecemos a prefeita por apoiar nossos festejos, os nossos idosos estão muito felizes com o arraiá”, disso a secretária.

“É visível à satisfação de todos os participantes e a alegria que um evento como esse oferece não só para os idosos, mas para todas as pessoas que participaram desta ação”, completou a secretária.

O vice-prefeito James Matias, o promotor de Justiça Dr. Andresson Charles, os vereadores, José Correiá (Jura), Kellyn Rafaella e a presidente da Câmara de Vereadores Jeane Nascimento, os secretários José Antônio (administração) e Carlos Olodum (Cultura), também participaram do evento.




Secretaria municipal de agricultura realiza a doação de 15.000 alevinos

No último dia 15 de junho a Secretaria Municipal de Agricultura de Campo Alegre realizou mais uma relevante ação que contou com o total apoio do superintendente de pesca e aquicultura do estado de Alagoas, Manoel Sampaio. Dentre muitos outros importantes feitos da secretaria, desta feita foi realizada a entrega de 15.000 alevinos das espécies Tambaqui e Tilápia, para os produtores rurais que se encontram acampados nos limites territoriais do povoado Belo Horizonte, na zona rural de Campo Alegre.

Na opinião do secretário Leonardo Monteiro, as ações implantadas no município visam tornar cada vez mais autosustentáveis as famílias que sobrevivem dos produtos extraídos do campo. Mesmo sob os reveses da atual economia mundial, cada produtor rural tem hoje os recursos e a orientação técnica merecida para cada caso. Como pode ser comprovado, a continuidade da fartura nas lavouras e no setor pesqueiro está garantida, porque esse é um dos propósitos de quem trabalha sempre pensando no dia de amanhã, quando, dentro de cada lar campo-alegrense, não existirá mais a lembrança dos tempos difíceis. A entrega dos peixes foi feita pelo Secretário Adjunto de Agricultura, Geeds Araújo.

Para o líder do acampamento que abriga a mais de 160 famílias, Senhor José Elzo Leandro da Silva, tudo o que tem sido oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura e do Meio Ambiente nos últimos meses, para os produtores rurais que ali se encontram, é considerado em todos os sentidos como uma verdadeira dádiva, antes jamais imaginada. Porque os trabalhos de acompanhamento e de busca para as soluções das questões agrícolas são incessantes. – Nossas famílias têm agora a certeza de que não estão largadas à própria sorte, sobrevivendo do muito pouco ou do quase nada, como antes viviam aqueles que se arriscavam a lavrar a terra, muitas vezes castigada pela dormência humana e pelas incertezas climáticas. – comentou o representante daquele movimento, satisfeito pela parceria conquistada através dos esforços conjuntos.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Secretária de Educação participa do XV Fórum Nacional de Educação da UNDIME

A secretária municipal de educação do município de Campo Alegre, professora Neide Granja participa com dirigentes municipais de Educação de todo país do XV Fórum Nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME, realizado no município de Mata de São João (BA). O encontro fortalece a qualidade da educação publica nos municípios e consequentemente no estado e no Brasil.

“Hoje mais de mil Câmaras Municipais aprovaram os Planos dos municípios brasileiros”, comemorou Binho Marques, Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC), para quem as ações são especiais já que refletem a realidade de cada município, sem que algo tenha sido imposto, desconsiderando as diferenças. O secretário destacou ainda a importância dos planos municipais e estaduais estarem alinhados ao Plano Nacional de Educação (PNE). “Isso é fundamental para que o Sistema Nacional de Educação seja efetivo”.

Nessa seara, Manuel Palácios da Cunha e Melo, Secretário de Educação Básica (SEB/MEC), defendeu que as discussões em torno do Sistema Nacional de Educação devem preservar os direitos dos entes federados.

“Os entes devem ser capazes de manter a liberdade de escolha, de modo que a educação seja a expressão da diversidade. Caminhos diferentes que se encontram em algum momento”, disse.

O tema foi debatido durante a Mesa-redonda “Políticas e programas para garantir o direito à educação à luz do Plano Nacional de Educação”, que contou ainda com a presença de Antonio Alencar, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); Chico Soares, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); e Paulo Nacif, Secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC).

Muitos dos dirigentes municipais presentes no 15º Fórum Nacional estão visitando o estande do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para esclarecer suas dúvidas. “Quando a Undime traz o escritório do FNDE para cá, isso facilita muito nosso trabalho porque se tem uma coisa que é difícil é, estando no município, solucionar isso por email ou pelo 0800. É bem mais demorado”, declara Lenira Pessoa, dirigente de Caaporã (PB) que foi questionar sobre o apoio a creches no âmbito do programa Brasil Carinhoso.

Prefeitura de Campo Alegre realiza entrega de cartões intermunicipais para idosos do município

Por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura de Campo Alegre realizou no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS a entrega dos cartões intermunicipais do Idoso. Na ocasião, foi oferecido um café da manhã especial para os primeiros idosos contemplados no município pelo cartão que garante gratuidade ou desconto nos transportes intermunicipais. 

Após as entregas a equipe do CRAS esclareceu para os idosos os requisitos para o uso do cartão, bem como os demais direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso (Lei nº 10741 de 2003).

A partir de agora, aqueles com mais de 60 anos de idade e que possuem renda mensal de até dois salários mínimos terão gratuidade nos transportes regulares e complementares, por meio do Cartão do Idoso. O decreto regulamenta a Lei Estadual 7.503/13, que foi aprovada por unanimidade, no ano passado, na Assembleia Legislativa.

Como funciona

Por direito, 10% dos assentos serão gratuitamente destinados aos idosos com mais de 60 anos e, caso os lugares já estejam ocupados, os beneficiários terão descontos de 50% na tarifa.

Para utilizar o benefício da gratuidade, é preciso adquirir o Cartão do Idoso, emitido por meio da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social, via Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado na rua José Amabílio de Araújo, no Conjunto Sebastião de Oliveira Gomes. Para se cadastrar, é necessário comparecer ao CRAS com os documentos de identidade e CPF.

CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS DO SHOWS DE AVIÕES DO FORRÓ NO ARRAIÁ DA INTEGRAÇÃO 2015 EM CAMPO ALEGRE

terça-feira, 16 de junho de 2015

Prefeitura de Campo Alegre realiza entrega de novos fardamentos aos alunos da Educação de Jovens e Adultos

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Educação realizou a distribuição gratuitamente dos novos fardamentos para os alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. A distribuição nas escolas que oferecem a modalidade de ensino foi feita pela secretária de educação professora Neide Granja e pelo secretário adjunto professor Claudio Dacosta.

Os alunos receberam gratuitamente o fardamento escolar, adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Campo Alegre. Esse é um marco inédito na rede municipal de ensino, já que é a primeira vez que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebem gratuitamente o material.

“O fardamento grátis é um benefício de muita importância, pois identifica nossos alunos, além de ser a vestimenta correta para frequentar o colégio”, destacou a secretária de Educação Neide Granja.

Essa é a primeira vez que a prefeitura entrega de graça as fardas para jovens e adultos. Já as crianças do Ensino Infantil são beneficiadas com o fardamento grátis desde 2013.

Total de fardamentos distribuídos: 680 fardas.

Os fardamentos foram entregues em todas as escolas com alunos da educação de jovens e adultos - EJA:

Escola municipal Felizardo Souza Lima;
Escola municipal João Fernandes Vieira Filho;
Escola Municipal Miguel Matias.




Prefeitura abre inscrições para mais uma edição do tradicional Desfile de carroças Juninas

A Edição 2015 do evento acontecerá no próximo dia 28 e deve agitar São João de Campo Alegre

No próximo dia 28 de Junho, será realizado em Campo Alegre mais uma edição do tradicional Desfile de Carroças Juninas – Mantendo a tradição com Integração. O desfile deve contar com a participação de dezenas de carroças de burro, desfilando pelas principais ruas da cidade e concorrendo a vários prêmios.

Este ano serão premiadas as 05 carroças que serão escolhidas pelos jurados como as que mais se destacaram nos critérios, originalidade, criatividade e animação.

As inscrições já estão abertas na Secretaria Municipal de Cultura (No Centro Administrativo Multissetorial no centro da Cidade). A inscrição é gratuita.

Premiação do 1° ao 5° lugar: 1º lugar – 01 TV + garrote, 2º lugar 01 TV + carneiro, 3º lugar 01 microondas + carneiro, 4º lugar 01 DVD + carneiro, 01 Celular + carneiro.

Faça já a sua inscrição e participe de mais um evento da cultura campo-alegrense.