terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Secretaria de Educação realiza I Seminário da Base Nacional Comum Curricular

Iniciando o ano letivo de 2016, a Secretaria Municipal de Educação de Campo alegre - SEMED, realizou nesta segunda-feira 01 de Janeiro, no auditório da Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, o I SEMINÁRIO sobre a BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC, com uma palestra acerca do tema, proferida pela especialista Professora Iracilda Almeida, onde estiveram presentes, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e a equipe técnica da SEMED, reunindo aproximadamente 500 participantes.

A BNCC é parte do currículo e define o que deve ser aprendido pelos educandos, pois orienta a formulação do Projeto Pedagógico da escola. É a partir dessa base que os professores poderão escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, a parte diversificada precisa ser agregada nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento dos seus educadores.

Legalmente, esta base esta fundamentada na Constituição Federal, art.210; na LDBEN – Lei de Diretrizes Bases, e art. 14; Plano Nacional de Educação (PNE), onde estabelecem diversas estratégias a construção de uma proposta de direitos e objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento, coordenado pelo MEC e que deve ser encaminhada, ate Junho de 2016 para o Conselho Nacional de Educação; o que também está propondo no PME de Campo Alegre.

Lembrando ainda, que um de seus objetivos é garantir os direitos iguais á educação para todos, visto que a construção do citado documento e plural, pois participaram diversos atores, de varias comunidades, vários conhecimentos e experiências. E desse jeito que se pode garantir efetivamente um currículo comum a todos/as, respeitando a singularidade local.

A Base Nacional Comum demandará mudanças também, na formação material didático e tecnológico e ainda a reestruturação das instituições Educacionais.

A Professora palestrante deixou muito evidente que: a REDE é quem vai garantir a aplicabilidade da BNCC na escolas conforme o seu referencial construído e ainda o que deve seta neste documento, o que realmente a escola vai ensinar, para o educandos terem o direito a aprendizagem.

Durante toda essa 1ª semana, teremos a BNCC em movimento. Os trabalhos continuarão na terça e quarta com gestores, coordenares e professores, por área e do 1º ao 5º ano; na quarta à tarde e a vez da educação infantil.

Os demais dias serão mais específicos para as escolas com sua equipe de trabalho, direcionado os trabalhos para o ano letivo.



Nenhum comentário: